Liturgia

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

MENSAGEM DO DIA

Agarremos as oportunidades que Deus nos dá

Deus nos dá oportunidades únicas na nossa vida e precisamos ficar atentos para que elas não passem. O tempo de Deus, a nosso favor, é sempre favorável. A todo momento que pedimos o Seu auxílio, Ele está sempre pronto a nos ajudar e a nos escutar.
Neemias, um dos profetas do Altíssimo, estava passando por um momento muito difícil, a ponto de a tristeza ficar estampada em seu rosto e ele não ter como escondê-la, nem mesmo do rei, diante de quem ele jamais poderia estar triste. O rei percebeu e disse-lhe: “Por que estás coma fisionomia triste? Não estás doente. Isso só pode ser tristeza do coração” (Ne 2,2). Neemias disse ao rei do que se tratava e este lhe perguntou: ”O que desejas?” Foi a hora da graça para esse profeta, o momento favorável, a hora da visita de Deus. Ele nos diz que “fez uma breve oração ao Deus do céu” e depois pediu ao rei o que necessitava.
Ao longo deste dia, façamos breves orações ao Pai do céu, como Neemias,  diante de toda e qualquer situação que a vida nos apresentar no dia de hoje.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

FORMAÇÃO: INTERNET, A INTERATIVIDADE TOTAL

 

Imagem de Destaque

 

A participação de cada leitor o faz coautor da notícia

Há pouco tempo, quando se pensava em uma mídia capaz de movimentar as massas, tínhamos como detentora dessa categoria a televisão. Longe da interatividade, os telespectadores eram privados de opinar sobre aquilo que estava sendo apresentado. Atualmente esse reinado tem se dividido com a internet, cuja qualidade mais marcante é a vantagem de concentrar em um mesmo dispositivo as principais características da rádio, da TV e da mídia escrita, além de favorecer a interatividade entre aqueles que fazem as notícias e o público.
Com a popularização da rede mundial de computadores, testemunhamos, minuto a minuto, as transformações do mundo no modo de pensar, de agir e de reagir por intermédio das notícias cada vez mais imediatas. A democratização dessa mídia estendeu ao público comum, que até então apenas recebia passivamente as informações, a oportunidade de também viver a experiência de ser repórter ao expressar seus pensamentos, formar opiniões ou apenas partilhar comentários por meio de muitos dispositivos oferecidos por ela, como blogs, comunidades de relacionamentos, entre outros.
De certa maneira, estamos sempre buscando aprender alguma coisa, dispostos a partilhar experiências e a contar histórias. Não hesitamos em viver – ainda que num ambiente virtual – a interação com pessoas que jamais imaginaríamos encontrar. Aquela formalidade de antes conhecer alguém para posteriormente partilhar ideias ou contar fatos, na Web acontece de modo inverso, ou seja, a importância do conteúdo apresentado abre oportunidade de contato entre os internautas, assim como com o próprio autor da matéria.
Participar com comentários em um post faz de cada leitor um coprodutor de um artigo ou notícia, especialmente, quando este reage de maneira inteligente ao fazer valer sua opinião. Por outro lado, alguém que interage de maneira apelativa, ao se aproveitar do anonimato, abusa do seu direito com atitudes de extrema provocação. Tais pessoas deixam assim transparecer que, de alguma maneira, o conteúdo apresentado atingiu sua verdade, por vezes, difícil de ser enfrentada, além de também manifestarem que ainda não estão capacitadas para conviver com tamanha liberdade de expressão oferecida pela internet.
Sem a participação ativa e direta de cada leitor, a Web seria apenas um grande estande com muitos sites, criado apenas para o deleite do próprio autor. Mas tenho a certeza de que, para a grande maioria, o desejo é de sempre aproveitar essa ferramenta como fonte de aprendizado, crescimento e interação.

Dado Moura
contato@dadomoura.com
Dado Moura é membro aliança da Comunidade Canção Nova e trabalha atualmente na Fundação João Paulo II para o Portal Canção Nova como articulista. Autor do livro Relações sadias, laços duradouros
Outros temas do autor: www.dadomoura.com
twitter: @dadomoura
facebook: www.facebook.com/reflexoes

Fonte: Canção Nova 

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

MENSAGEM DO DIA

Trilhemos o caminho da simplicidade

Um belo caminho a percorrermos é o da simplicidade, porque Deus é simples e somos chamados também a ser simples, como as crianças. Ser simples não é sinônimo de fraqueza; ao contrário, como diz o salmista: “Da boca das crianças e dos pequeninos sai um louvor que confunde vossos adversários, e reduz ao silêncio vossos inimigos” (Sl 8,3).
Quando os discípulos de Jesus começaram a discutir entre si para saber quem deles era o maior: “Jesus pegou então uma criança, colocou-a junto de si e disse-lhes: Quem receber esta criança em meu Nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre vós for o menor, esse é o maior” (Lc 9,47b-48).
Jesus, dá-nos um coração de criança, para que em tudo sejamos agradáveis ao Teu coração.

Luzia Santiago
Comunidade Canção Nova

sábado, 24 de setembro de 2011

CURSO DE GESTÃO DE AGENTES CAPACITA LÍDERES DE PASTORAIS DA DIOCESE DE MOSSORÓ



Ocorreu neste sábado, no Colégio Diocesano, em Mossoró o Curso de Gestão de Agentes: Construindo e Integrando Líderes de Pastorais. O curso foi promovido pela PASCOM (Pastoral da Comunicação) cujos ministrantes foram Marcos e Rejane Nascimento, casal que coordena a PASCOM a nível de Diocese. O casal comunicou que haverá a 2º etapa deste curso, pois é importante para capacitar os líderes de Pastorais das paróquias.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

MENSAGEM DO DIA

Recomeçar

Recomeçar… esta é uma palavra que deve sempre nortear a nossa vida. Nada melhor do que um dia após o outro, porque literalmente falando podemos recomeçar. Vamos hoje recomeçar? Às vezes deixamos para depois coisas importantíssimas na da nossa vida, e quando nos apercebemos parece que falta a coragem de tocar nas situações e modificá-las, mas não podemos parar, de jeito nenhum. Se sozinhos não conseguimos, peçamos ajuda das pessoas que nos amam e nos compreendem, mas antes de tudo peçamos o auxílio eficaz do Espírito Santo que faz novas todas as coisas e nos socorre em todas as  nossas fraquezas como diz a palavra do Senhor: “Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza” (Rm 8,26a).
Clamemos de todo o nosso coração ao longo de todo este dia: Vinde, Espírito Santo! Vinde com força, vinde com poder!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

FESTA DE SANTA TEREZINHA 2011 - COMUNIDADE DE PORÉ, ASSU/RN



PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA
Dia 21/09/2011 – Quarta-feira
Abertura da Festa
Hasteamento da bandeira
Apresentação da programação da festa e da rainha Barbara Ludmila (vencedora de 2010)
Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Francisco Canindé dos Santos
Dia 22/09/2011 – Quinta-feira
1º Noite das Crianças
Pregador: Chico e Verusk
Princesa: Ludmila e Geovana
Dia 23/09/2011 – Sexta-feira
2º Noite da Polícia Comunitária, Associações e Sindicato
Pregador: 1º Tem. João Batista Chaves da Rocha
Princesa: Angélica
Dia 24/09/2011 – Sábado
3º Noite da Saúde e do Poder Público
Pregador: Grupo Renascer em Cristo
Princesas: Angélica e Suelen
Dia 25/09/2011 – Domingo
4º Noite da Juventude e desportistas
Pregador: Tiago Queiroz e Coordenação Paroquial da PJMP
Princesas: Jéssica e Jaciane
Obs: 1º Almoço de Santa Terezinha com Almir dos Teclados e Transmissão pela Rádio Princesa do Vale.
Dia 26/09/2011 – Segunda-feira
5º Noite da Comunicação e Meio Ambiente
Pregador: Ceição e RCC de Assu
Princesa: Jaciane
Dia 27/09/2011 – Terça-feira
6º Noite das Famílias
Pregador: Equipe de Liturgia e Canto da Capela de São José de Linda Flor
Princesa: Ludmila
Dia 28/09/2011 – Quarta-feira
7º Noite da Educação e Comunidades vizinhas
Pregador: Cleângela
Princesa: Jéssica
Dia 29/09/2011 – Quinta-feira
8º Noite dos Agricultores, Comerciantes e Motoristas
Pregador: Tânia e Equipe de Liturgia da Mutamba da Caeira
Princesa: Geovania
 Dia 30/09/2011 - Sexta-feira
9º Noite dos Devotos de Santa Terezinha e Terço dos Homens
Pregador: Lusimar, Edinha e Equipe de liturgia de Carnaubais
Princesa: Suelen



domingo, 18 de setembro de 2011

REUNIÃO COM REPRESENTANTES DE PASTORAIS E MOVIMENTOS DISCUTI TRÍDUO MISSIONÁRIO





O Conselho Paroquial de Pastoral reuniu-se hoje pela manhã, no Centro Pastoral, com representantes de Capelas, Pastorais e Movimentos para discutir sobre o Tríduo Missionário que ocorrerá de 10 a 12 do próximo mês de outubro. As duas Paróquias da cidade trabalharão juntas, sendo que a abertura será na Matriz de São João Batista e o encerramento na Matriz de Irmã Lindalva e São Cristovão. Foi acatada a sugestão de cada dia do tríduo missionário ser destinado para um público alvo, que será da seguinte forma:
Dia 10/10 – Crianças e Adolescentes
Dia 11/10 – Jovens
Dia 12/10 – Adultos e Idosos   

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

FORMAÇÃO: COMO DEVE SER A CATEQUESE ?

Imagem de Destaque

A revelação e clareza do caminho de Cristo
A moral católica é a base do comportamento do cristão; por isso é ensinada na catequese, de modo que o cristão, conhecendo os dogmas da fé e celebrando na liturgia os Sacramentos da salvação, viva também conforme as leis de Deus. O Catecismo da Igreja Católica ensina como deve ser a catequese (CIC §1697): “Importa, na catequese, revelar com toda clareza a alegria e as exigências do caminho de Cristo (Cf. CT 29).
A catequese da “vida nova” (Rm 6,4) em Cristo será:
 1 - Uma catequese do Espírito Santo, Mestre interior da vida segundo Cristo, doce hóspede e amigo que inspira, conduz retifica e fortifica esta vida. O Espírito Santo convence o cristão da beleza da “Lei de Cristo”, e o faz vivê-la com gosto, sem peso; é um jugo suave e um fardo leve que verdadeiramente liberta dos pecados e dos vícios e o conduz à santidade.
 2 - Uma catequese da graça, pois é pela graça que somos salvos, e é pela graça que nossas obras podem produzir frutos para a vida eterna; sem a graça de Deus o homem não pode vencer a fraqueza da natureza humana prejudicada pelo pecado original. A graça de Deus alimenta e fortalece nossas disposições naturais para vivermos segundo a vontade de Deus.
 3 - Uma catequese das bem-aventuranças, pois o caminho de Cristo se resume às bem-aventuranças, único caminho para a felicidade eterna, à qual o coração do homem aspira. No Sermão da Montanha Cristo traçou a “Constituição do Reino de Deus”, a Carta Magna do cristão; a lei da santidade.
 4 - Uma catequese do pecado e do perdão, pois, sem se reconhecer pecador, o homem não pode conhecer a verdade sobre si mesmo, condição do reto agir, e sem a oferta do perdão não poderia suportar essa verdade. Reconhecendo-se pecador, e acolhendo o perdão de Deus pelo sangue de Cristo por nós derramado, o cristão se vê livre da pior realidade deste mundo: o pecado. Cristo veio exatamente “para tirar o pecado do mundo” (Cf. Jo 1, 29); Ele é o Cordeiro de Deus que aceitou ser imolado para curar a lepra da nossa alma e nos reconciliar com Deus.
 5 - Uma catequese das virtudes humanas, que faz abraçar a beleza e a atração das retas disposições em vista do bem. No lado oposto dos pecados capitais (soberba, ganância, luxúria, gula, ira, inveja e preguiça),o cristão deve viver as “virtudes capitais” (humildade, desprendimento, pureza, temperança, bondade, diligência), que trazem a felicidade a seu coração.
 6 - Uma catequese das virtudes teologais da fé, esperança e caridade, que se inspira com prodigalidade no exemplo dos santos. Essas virtudes são relacionadas ao próprio Deus, por isso são teologais; a fé que vem de Deus (“Sem fé é impossível agradar a Deus”); a esperança que nos conduz ao céu, a vida eterna em Deus; e o amor que é a própria realidade de Deus.
 7- Uma catequese do duplo mandamento da caridade desenvolvido no Decálogo. São Paulo disse que “a caridade é vínculo da perfeição”, e que, “quem vive a caridade cumpre toda a lei”. Todos os mandamentos foram reduzidos pelo Senhor em: "Amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a si mesmo". Esta é a Lei e os Profetas.
 8 - Uma catequese eclesial, pois é nos múltiplos intercâmbios dos “bem espirituais” na “comunhão dos santos” que a vida cristã pode crescer, desenvolver-se e comunicar-se. Cristo instituiu a Igreja para levar a salvação a todos os homens de todos os tempos e lugares até que Ele volte; por isso a Igreja é “o sacramento universal da salvação”; ela é necessária para a salvação; sem ela não há os sacramentos da salvação. A catequese deve ensinar o Credo da Igreja, os Sacramentos da Igreja, a Moral da Igreja, a Liturgia da Igreja e a Oração da Igreja.
 Esses são os princípios básicos que não podem faltar em uma boa catequese, fiel ao que Cristo Jesus nos ensinou e quer que a Igreja transmita a seus filhos para que sejam salvos.
Foto
Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com
Prof. Felipe Aquino, casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de aprofundamentos no país e no exterior, escreveu mais de 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Trocando Idéias". Saiba mais em Blog do Professor Felipe Site do autor: www.cleofas.com.br

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

MENSAGEM DO DIA

Os obstáculos precisam ser transpostos

Quando temos um ideal, precisamos persegui-lo até o alcançarmos, com a graça de Deus. Os obstáculos que encontramos no caminho não devem nos fazer desistir; pelo contrário, devem fortalecer a nossa confiança em Nosso Senhor Jesus Cristo e nos fazer avançar.
Há uma palavra que deve permear toda a nossa vida, sobretudo quando tudo nos parecer nublado: “Tudo posso n’Aquele que me fortalece” (Fl 4,13).
Hoje é o dia de recobrarmos o ânimo e recomeçarmos a nossa vida do ponto em que paramos, porque Deus está conosco e para Ele nada é impossível.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

1º LOUVORZÃO DA JUVENTUDE EM LINDA FLOR








Aconteceu neste último domingo o I Louvorzão para os Jovens na Comunidade de Linda Flor. Foi maravilhoso ver os jovens louvando ao Deus da vida, mas esteve presente, além dos jovens, a comunidade em geral. A iniciativa do I Louvorzão foi da Equipe de Liturgia e Canto da Capela de São José da citada comunidade com o objetivo de resgatar a juventude para a Igreja. Teve como pregador o Coordenador da Pastoral da Comunicação da Paróquia de São João Batista de Assu, Adriano Fonseca, e com animação da Equipe de Liturgia e Canto da mencionada Capela. Os jovens empolgados já pediram o II Louvorzão e segundo a equipe o próximo não vai demorar muito. A Pascom parabeniza a Equipe pela brilhante iniciativa.

sábado, 10 de setembro de 2011

II ROMARIA DA FAMILIA EM PATU/RN

MENSAGEM DO DIA

100811

O Senhor está sempre nos chamando para estarmos ao lado d’Ele. Jesus, que é a própria misericórdia encarnada, nunca desiste de nós; Ele continua batendo à porta do nosso coração até que tenhamos a coragem de abrir e deixá-Lo entrar para cear conosco. Sempre é tempo de voltarmos para o Senhor.
“Volta ao Senhor e deixa os teus pecados, suplica em sua presença e diminui as tuas ofensas” (Eclo 17,21-22).
Somente vivendo próximos ao Senhor seremos capazes de acolher e demonstrar misericórdia por aqueles com quem convivemos e que vêm ao nosso encontro.
Peçamos ao Senhor a graça de sermos misericordiosos e compassivos como Ele o é.
Peçamos ao Espírito Santo que, neste dia que se chama hoje, renove toda a nossa vida e encha o nosso coração com os Seus dons.
“Ó vinde, Espírito Criador, as nossas almas visitai e enchei os nossos corações com vossos dons celestiais”.


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Pascom oferece Curso de Gestão de Agentes: Integrando e Construindo Lideres de Pastorais

 


Prezados Comunicadores,


Estamos abrindo inscrição para primeira turma do Curso de "Gestão de Agentes: Integrando e Construindo Lideres de Pastorais", oferecido pela grade da PASCOM de Mossoró. O objetivo do curso é trabalhar o agente de pastoral para desenvolver melhor seu perfil como lider junto a equipe.
As inscrições devem ser feitas diretamente com Marcos e Rejane pelos fones (9978-2097 ou 3061-0529), com Vagas Limitadas - (25 participantes por turma). A primeira turma acontecerá no dia 24 de setembro.

Local: Colegio Diocesano de Santa Luzia de Mossoró;
Carga horária: 8h. (08h às 17h)
Publico Alvo: Padres, Leigos, e Agentes de Pastorais.
Custo: R$ 10,00 para o almoço;

Atenciosamente,
Marcos e Rejane

Coordenação da Pascom de Mossoró/RN
9978-2097 / 3061-0529