Liturgia

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

É TEMPO DE DEIXAR DEUS MUDAR OS PLANOS

Por Daniel Machado
Produtor do Destrave
O Ano Novo vem aí e uma das muitas coisas que mais ouvimos, nesta época, é sobre a importância de uma revisão de vida. Esta capacidade de ‘fazer as contas’ do que aconteceu, traçar planos e metas para o ano que se aproxima é uma virtude de quem sabe administrar a vida.
Um cristão maduro deve fazer uma revisão de vida e traçar metas para 2014. Mas para quem tem fé não basta a maturidade humana de saber administrar a vida, fazendo revisões e traçando novos planos para 2014, é preciso também maturidade espiritual, que consiste em submeter todos os nossos sonhos à vontade de Deus, que sabe o que é melhor para nós.
Muitos santos traçaram metas para sua vida, correram atrás da sua vocação, mas nenhum deles se opôs às mudanças de planos da Divina Providência ao longo de suas vidas. 
Lembremo-nos de Francisco de Assis, que tinha uma vida cômoda e próspera, um futuro nobre com os negócios da família, até o dia em que abraçou um leproso. Outro exemplo claro disso vemos com Madre Teresa de Calcutá, que era religiosa da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, lecionava em um colégio na Índia, até o dia em que o Senhor a impeliu a sair dos muros do colégio e ela se deparou com um moribundo, que lhe fitou os olhos e disse: “Tenho sede”. O próprio Papa emérito Bento XVI contou, em uma entrevista, que, com a morte de João Paulo II, ele fez planos para voltar à sua terra natal e, como um bom teólogo, dedicar-se aos estudos; até o dia em que entrou no Conclave e ouviu da Divina Providência: “Mudança de planos, Ratzinger”.
“Um cristão maduro é aquele que sabe preferir o projeto de Deus ao seu!”
Deus não muda os planos somente dos grandes homens e mulheres que lhe são consagrados. É só você olhar para o ano que passou e perceber quantas coisas – boas e não tão boas – aconteceram na sua vida sem a mínima previsão ou sinal do céu. Quantas coisas fugiram ao seu controle e quantas outras você planejou, em 2012, mas nem sequer aconteceram em 2013? Tudo isso porque “estão meus caminhos tão acima dos Vossos caminhos e meus pensamentos acima dos Vossos pensamentos, quanto está o céu acima da terra” (cf. Is 55, 9).
Portanto, um bom projeto de vida é aquele que tem metas, planos e sonhos a serem conquistados, mas, antes de tudo, um projeto que diz ‘sim’ aos planos da Divina Providência. Um cristão maduro é aquele que sabe preferir o projeto de Deus ao seu.
Quer ser feliz em 2014? Tenha metas e objetivos a alcançar, mas não demore a dizer ‘sim’ quando Deus lhe disser: “mudança de planos”

Fonte: destrave.cancaonova.com

sábado, 28 de dezembro de 2013

Entronizemos a Sagrada Família em nossas casas

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa!
Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”.
No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos.
São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé. Uma fé concreta, que atingiu a vida. Nós podemos imaginar todo o carinho que José tinha por Maria e que ela tinha por José. Ele abriu mão de ser pai biológico para investir toda a sua vida, unicamente, nela e em Jesus.
Certamente, ele esperava viver uma vida normal com Maria, ser esposo dela e ter filhos como todo judeu. Para os judeus, ter filhos era muito importante, mas José abriu mão de tudo isso. Ele aceitou não ser pai de ninguém para ser o esposo de Maria e o pai adotivo de Jesus. Que beleza ele viveu!
Olhando para São José, vemos como é linda a nossa vocação de homens. O Senhor confiou no homem e lhe entregou uma mulher, do mesmo modo que entregou Maria a José. Deus, que é Pai, deu ao homem a missão de ser pai, confiou-lhe filhos para criar. São filhos de Deus, mas foram entregues ao homem para serem cuidados.

Que os maridos amem suas esposas, entreguem-se por elas e, como o modelo de Maria e José, honrem o dom e a bênção que Deus lhes deu pelo sacramento do matrimônio.
Para que você e sua casa sirvam ao Senhor, é preciso que Jesus seja o Rei, o Senhor da sua casa.
Eu convido você para fazer a entronização da Sagrada Família em seu lar. Tome uma imagem ou um quadro a fim de que Jesus, Maria e José permaneçam onde você mora. Que eles sejam os donos da sua casa e você possa dizer: “Jesus, Maria e José, minha família vossa é”.

Padre  Jonas Abib

Fonte: cancaonova.com

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Missa da Vigília do Natal















Algo realmente emocionante e encantador foi assim que as pessoas descreveram a celebração da vigília do natal na noite do dia 24 no Anfiteatro Arcelino Costa Leitão. A celebração eucarística foi presidida pelo Pe. Flávio Augusto, Pároco de São João Batista e Vigário Geral da Diocese e concelebrada por Pe. Canindé. A celebração foi marcada por apresentações desde o coral infantil às encenações. Por fim os integrantes do Terço dos Homens entregaram uma flor a uma mulher especial na vida de cada um deles.   Descrição: móveis planejados

Fotos: Irisvanda Mota

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Festa de Nossa Senhora da Conceição 2013 - Nova Esperança



Festa de Nossa Senhora da Conceição 2013 - Bairro Vertentes




Obs: Devido o fato ocorrido na capela a abertura da festa se realizará às 06:00h com a celebração de desagravo sendo presidida por Dom Mariano Manzana, bispo diocesano. Veja o roteiro:
Das 04:00 às 05:00 - Adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja Matriz de São João Batista
05:00 - Procissão motorizada até a Capela de Nossa Senhora da Conceição do bairro Vertentes
05:30 - Ofício da Imaculada Conceição na Capela do referido bairro
06:00 - Celebração Eucarística  

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Grupo de Jovens Coração de Cristo comemora seus 14 anos

Próximo domingo às 19:30 na Capela de Santa Terezinha o Grupo de Jovens Coração de Cristo da Comunidade do Poré estará celebrando 14 anos de fundação com celebração e adoração e muito louvor. Desde já, nós que fazemos a Pascom, parabenizamos a todos que formam esse grupo que leva a mensagem de Cristo a todas as pessoas.Descrição: clique aqui

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Assembleia Diocesana de Pastoral traz estudo do documento da CNBB - 104


A Diocese de Mossoró está realizando, desde o dia 07 até 09 de novembro, sua Assembleia Diocesana  de Pastoral. Esse ano, os participantes estarão debruçados sobre o Documento nº 104  da CNBB “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, com assessoria do Vigário Geral da Arquidiocese da Paraíba, Monsenhor Virgílio Bezerra de Almeida. O estudo é um pedido da própria CNBB que tem por finalidade contribuir com o processo de elaboração de um documento que será aprovado na 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, de 30 de abril a 9 de maio de 2014, como também, segundo o Vigário Geral, padre Flávio Augusto, iniciar na Diocese um processo de aprofundamento com a finalidade de renovar a paróquia para que, de fato, seja uma comunidade de comunidades, centro de irradiação da vida em Cristo, como pedem o Documento de Aparecida e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015. Ele lembra que durante as visitas pastorais, o Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana foi muito enfático ao falar  desse novo rosto das paróquias. Explicava que uma boa liturgia e pastorais organizadas são alicerce para essa nova paróquia. Padre Flávio reforça trazendo o encerramento do Documento 104 que será estudado na assembleia onde fala que a paróquia pode se tornar um farol sempre mais luminoso, especialmente em tempos de incertezas e inseguranças. Nela, cada pessoa deveria ter a possibilidade de fazer o encontro com Jesus Cristo e integrar- se na comunidade dos seus seguidores.
A paróquia, contudo, precisa de uma renovação urgente. As mudanças da realidade clamam por uma nova organização, especialmente  articulada em pequenas comunidades capazes de estabelecer vínculos entre as pessoas que convivem na mesma fé. Entretanto, mesmo setorizada, a paróquia depende de uma nova evangelização, de uma ousadia missionária capaz de fortalecer o testemunho e estimular o anúncio.

Palestrante:

Monsenhor Virgílio  Bezerra de Almeida - Vigário Geral da Arquidiocese da Paraíba, professor de Teologia no Seminário Arquidiocesano e tem prestado serviços de assessoria pastoral às igrejas do Regional NE 2 da CNBB. É autor do livro “O Sagrado e a Fé na Arquidiocese da Paraíba”.


Fonte: Diocese de Mossoró

Seminário reúne sociedade civil para debater tráfico humano


Agentes de pastorais, lideranças sociais, professores e pesquisadores participam do Seminário sobre “O papel da sociedade e da Igreja no enfrentamento do tráfico humano”, de 7 a 9 de novembro, na Casa de Retiro da Assunção, em Brasília. O objetivo é formar os agentes multiplicadores que atuam durante a Campanha da Fraternidade que, em 2014, abordará o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).

O evento é uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Tráfico Humano por meio da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB. Essa mobilização quer contribuir para uma compreensão sobre o tráfico de pessoas, suas causas e raízes, além de preparar os agentes com informações e ferramentas para atuarem nas comunidades no enfrentamento ao tráfico de pessoas.
Diversas entidades e movimentos sociais marcam presença, como a Catholic Relief Services, Rede um Grito pela Vida (RCB), Campanha de Olho aberto para não virar escravo, Instituto Migrações de Direitos Humanos e Pastoral da Mulher Marginalizada.
Serão constituídos grupos de trabalhos, nos quais os participantes debaterão o tráfico humano a partir de diferentes perspectivas. O seminário conta com a assessoria da secretária executiva do Setor Pastoral da Mobilidade Humana, Ir. Rosita Milesi, e do assessor da Pastoral Social da CNBB, padre Ari Antônio dos Reis.

Programação dos painéis:
Dia 07
14h30 – Exibição do filme: Panorama mundial e nacional sobre o tráfico de pessoas
16h30 – Apresentação da CF 2014 – Fraternidade e Tráfico Humano
17h15 – Debates
 Dia 08
8h30 – Conceituação e Modalidades de Tráfico de Pessoas no Brasil: a importância de uma visão integral da problemática
9h00 – Contexto Social e Vulnerabilidades das vítimas do tráfico humano: causas e consequências
10h15 – Normativas Nacionais e Internacionais referentes ao Tráfico de Pessoas
10h45 – As políticas de enfrentamento ao Tráfico Humano no Brasil: conhecendo as redes e os serviços públicos
14h00 – Grupos de Trabalhos
 Dia 09
08h30 – Partilho dos Grupos
11h00 – Avaliação e encerramento
Fonte: CNBB
 

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Halleluya em Mossoró

8º Muticom tem inscrições prorrogadas até o dia 20

8º Mutirão Brasileiro de Comunicação

O 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) está com inscrições prorrogadas até o próximo dia 20 de outubro. Realizado pela primeira vez em Natal (RN), o mutirão pretende reunir comunicadores de todo o país, para debater o tema “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”. As atividades vão acontecer no período de 27 de outubro a 01 de novembro e os interessados em participar, podem se inscrever por meio do site: www.muticom.com.br e pagar uma taxa de R$ 130.
A programação vai contar com a realização de conferências, que terão assessoria dos professores Manuel Carlos Chaparro (USP), Muniz Sodré (UFRJ), Laurindo Lalo Leal Filho (USP), Raquel Paiva (UFRJ), Elson Faxina (UFPR), entre outros, além de Grupos de Trabalho, novidade para esta edição, que vai possibilitar a apresentação de experiências exitosas no campo da comunicação. O encontro também vai contar com uma programação cultural, focando nos artistas locais, além da participação da cantora Elba Ramalho, no dia 31 de outubro. A apresentação será aberta somente para os participantes inscritos no Mutirão.

O evento é voltado para comunicadores populares, jornalistas, professores, estudantes de comunicação, agentes da pastoral da comunicação e pesquisadores, com o objetivo de debater os processos de comunicação, tanto na Igreja, quanto na sociedade. O 8º Muticom é uma promoção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Arquidiocese de Natal e Signis Brasil, em parceria com as unidades acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): Superintendência de Comunicação, Departamento de Comunicação, Centro Acadêmico Berilo Wanderley e Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia.

 Fonte: muticom.com.br

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Arcebispo publica decreto sobre padroeiros do RN




DOM JAIME VIEIRA ROCHA
Por mercê de Deus e da Sé Apostólica
Arcebispo de Natal

DECRETO n° 07/2013

DECRETO SOBRE OS PADROEIROS DO RIO GRANDE DO NORTE
“O sangue dos mártires é semente dos cristãos”
Tertuliano

CONSIDERANDO que o Beato João Paulo II, então Sumo Pontífice, na memorável manhã do dia 05 de março do ano jubilar dos dois mil anos do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, na Praça de São Pedro em Roma, na presença de autoridades religiosas e civis e grande número de fiéis do Estado do Rio Grande do Norte, de outros Estados da Nação Brasileira e de tantos outros países do mundo, proclamou Bem-Aventurados o grupo de 30 mártires que deram sua vida pela Fé no Século XVII em terras potiguares, entre eles o Pe. André de Soveral, o Pe. Ambrosio Francisco Ferro e o leigo Mateus Moreira;
CONSIDERANDO que o mesmo Sumo Pontífice chamou-os de Protomártires do Brasil, reconhecendo-os assim como os primeiros a testemunharem com o sangue em terras brasileiras a Fé em Cristo e o Amor à Igreja Católica;
CONSIDERANDO o reconhecimento pelos Bispos do Brasil da fidelidade do leigo Mateus Moreira à Santa Eucaristia, que rezou na hora do martírio “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”, proclamando-o Padroeiro dos Ministros da Eucaristia no Brasil;
CONSIDERANDO o reconhecimento por parte do poder público civil, através da Assembleia Legislativa e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, decretando o dia 3 de outubro, dia da Festa dos Protomártires do Brasil, Feriado Estadual;
TENDO consultado o Bispo Diocesano de Mossoró, Dom Mariano Manzana, e o Administrador Diocesano de Caicó, Mons. Ivanoff Pereira, Dioceses sufragâneas desta Arquidiocese de Natal, e recebido deles a concordância;
PROCLAMO ATRAVÉS DESTE DECRETO
Que o Pe. André de Soveral e o Pe. Ambrosio Francisco Ferro, Presbíteros e o Leigo Mateus Moreira e seus companheiros mártires sejam venerados como Padroeiros do Estado do Rio Grande do Norte e celebrados como Solenidade em todas as Igrejas e Capelas do Estado no dia 3 de outubro, Memória Litúrgica dos Protomártires do Brasil.
Este Decreto seja enviado à Cúria das Dioceses de Mossoró e Caicó para as devidas providências neste sentido.
Dado e passado em nossa Cúria Metropolitana nesta Arquiepiscopal Cidade do Natal, aos três dias do mês de outubro do ano do Senhor de dois mil e treze, sob o nosso sinal e selo de nossa chancelaria.


Dom Jaime Vieira Rocha
ARCEBISPO METROPOLITANO


Pe. Valtair Lira Lucas
CHANCELER

CÚRIA METROPOLITANA
LIVRO DE DECRETOS nº 03 – Decreto 07/2013, fls. 55v


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Inscrições para o 8º Muticom encerram amanhã, dia 10

8º Mutirão Brasileiro de Comunicação



Evento será realizado no período de 27 de outubro a 01 de novembro, em Natal (RN) e terá como tema “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”
O prazo para inscrições no 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), encerra no dia 10 de outubro. O evento será realizado pela primeira vez na capital potiguar, no período de 27 de outubro a 01 de novembro, e pretende reunir comunicadores de todo o país, para debater o tema “Comunicação e Participação Cidadã: meios e processos”. Para participar, os interessados devem se inscrever por meio do site do encontro, que é www.muticom.com.br e pagar uma taxa de R$ 130.
A programação vai contar com a realização de conferências, que terão assessoria dos professores Manuel Carlos Chaparro (USP), Muniz Sodré (UFRJ), Laurindo Lalo Leal Filho (USP), Raquel Paiva (UFRJ), Elson Faxina (UFPR), entre outros, além de Grupos de Trabalho, novidade para esta edição, que vai possibilitar a apresentação de experiências exitosas no campo da comunicação. O encontro também vai contar com uma programação cultural, focando nos artistas locais, além da participação da cantora Elba Ramalho, no dia 31 de outubro. A apresentação será aberta somente para os participantes inscritos no Mutirão.

O evento é voltado para comunicadores populares, jornalistas, professores, estudantes de comunicação, agentes da pastoral da comunicação e pesquisadores, com o objetivo de debater os processos de comunicação, tanto na Igreja, quanto na sociedade. O 8º Muticom é uma promoção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Arquidiocese de Natal e Signis Brasil, em parceria com as unidades acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): Superintendência de Comunicação, Departamento de Comunicação, Centro Acadêmico Berilo Wanderley e Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia.

Fonte: muticom.com.br

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Encontro Diocesano de CEBs em Mossoró


ENCONTRO DIOCESANO DE CEBs
Data: 12 e 13 de Outubro de 2013
Local: Associação das Comunidades Fraternas – ACF
Rua Romualdo Galvão, 126 - Alto da Conceição.
(por trás da Igreja N.Srª da Conceição) Mossoró RN.

  

Irmãos e irmãs das Comunidades Eclesiais de Base da Diocese de Santa Luzia de Mossoró, paz e bem.
Na ternura e firmeza da caminhada, mesmo diante das dificuldades, continuemos articulando as comunidades e queremos realizar mais um ENCONTRO DIOCESANO. Esperamos e contamos com o apoio da Diocese e das Paroquias para realização do mesmo.
O encontro iniciará dia 12 de outubro com o café da manhã e se estenderá até o almoço do dia 13. Para este encontro estamos oferecendo um total de 05 vagas por Paróquia e cobrando uma taxa simbólica no valor de R$ 10,00 por participante, com esta quantia ajudaremos nas despesas da alimentação e etc. Lembramos ainda que devem trazer além de seus objetos pessoais, rede e cobertor.

O encontro trará a seguinte pauta:
ü Momentos contemplativos: trazerem algumas fotos,escritos ou outro símbolo de memória da caminhada e quem puder tragam sementes de árvores nativas ou frutíferas para compartilhar;
ü  Estudo sobre a temática do 13º Intereclesial no dia 12 com assessoria de Zé Vicente;
ü  Encontro Musical com Zé Vicente ás 20h:00 do dia 12 de outubro (venda de senha R$ 10,00);
ü  Organização do Intereclesial e caminhada Diocesana para o ano de 2014.

Para organizar melhor o nosso encontro pedimos que nos confirme presença até o dia 08 de outubro de 2013 para os seguintes telefones e ou e-mail.
Wilma - wilma.mesquita@hotmail.com; Elení - eleni_missoes@hotmail.com; Adriano – adricat@bol.com.br;TELEFONES: Wilma: (84) 9679 7653 - Elení Fernandes: (84) 9994 7582 / 8826 0448 – Adriano (84) 9907-1754


Aguardamos carinhosamente por você!
Wilma Mesquita


Santo do Dia: São Francisco de Assis


Francisco nasceu em Assis, na Úmbria (Itália) em 1182. Jovem orgulhoso, vaidoso e rico, que se tornou o mais italiano dos santos e o mais santo dos italianos.
Com 24 anos, renunciou a toda riqueza para desposar a “Senhora Pobreza”. Aconteceu que Francisco foi para a guerra como cavaleiro, mas doente ouviu e obedeceu a voz do Patrão que lhe dizia: “Francisco, a quem é melhor servir, ao amo ou ao criado?”. Ele respondeu que ao amo.“Porque, então, transformas o amo em criado?”, replicou a voz. No início de sua conversão, foi como peregrino a Roma, vivendo como eremita e na solidão, quando recebeu a ordem do Santo Cristo na igrejinha de São Damião: “Vai restaurar minha igreja, que está em ruínas”.
Partindo em missão de paz e bem, seguiu com perfeita alegria o Cristo pobre, casto e obediente. No campo de Assis havia uma ermida de Nossa Senhora chamada Porciúncula. Este foi o lugar predileto de Francisco e dos seus companheiros, pois na Primavera do ano de 1200 já não estava só; tinham-se unido a ele alguns valentes que pediam também esmola, trabalhavam no campo, pregavam, visitavam e consolavam os doentes.
A partir daí, Francisco dedica-se a viagens missionárias: Roma, Chipre, Egito, Síria… Peregrinando até aos Lugares Santos. Quando voltou à Itália, em 1220, encontrou a Fraternidade dividida. Parte dos Frades não compreendia a simplicidade do Evangelho. Em 1223, foi a Roma e obteve a aprovação mais solene da Regra, como ato culminante da sua vida.
Na última etapa de sua vida, recebeu no Monte Alverne os estigmas de Cristo, em 1224. Já enfraquecido por tanta penitência e cego por chorar pelo amor que não é amado, São Francisco de Assis, na igreja de São Damião, encontra-se rodeado pelos seus filhos espirituais e assim, recita ao mundo o cântico das criaturas.
O seráfico pai, São Francisco de Assis, retira-se então para a Porciúncula, onde morre deitado nas humildes cinzas a 3 de outubro de 1226. Passados dois anos incompletos, a 16 de julho de 1228, o Pobrezinho de Assis era canonizado por Gregório IX.
São Francisco de Assis, rogai por nós!


Fonte: Canção Nova

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Estudo Bíblico









Cerca de duzentas pessoas participaram ontem, dia 11, no auditório do Campus da UERN, Assu-RN, do estudo sobre o evangelho de Lucas. Estiveram presentes várias comunidades da Paróquia de São João Batista. A Paróquia da Beata Lindalva e São Cristovão também se fez presente com agentes de pastorais. Zélia Cristina, coordenadora do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) na Diocese de Mossoró e especialista em estudo bíblico, foi a ministrante do encontro de formação

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Informativo


Nesta quarta, dia 11, a Paróquia de São João Batista proporcionará um momento de formação sobre o evangelho de São Lucas. O estudo ficará a cargo da coordenadora diocesana do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) e acontecerá no auditório do Campus da UERN aqui em Assú às 19:30. Lembramos aos animadores de capelas da zona rural que sairá um ônibus do Poré, às 18:30 passando pelas demais comunidades. 

VI LEVANTA-TE
Tudo preparado para o VI “Levanta-te” em Mossoró. Este evento tem como tema: ‘Pelo poder da cruz, a graça da restauração’. Será no próximo final de semana, 14 e 15, no Centro de Evangelização da RCC, na Marechal Deodoro, Barrocas.

ENCONTRO
A Infância e Adolescência Missionária realizará dias 14 e 15 de setembro um Encontro de formação para seus coordenadores e assessores. O evento terá a assessoria do Coordenador Estadual do IAM, Gerdson Nascimento e acontecerá em Governador Dix-sept Rosado, no Centro Social São José.

JORNADA
A 2ª Jornada de Espiritualidade do Clero de nossa Diocese acontecerá nos dias 23 e 24 deste mês, no Santuário do Lima, em Patu/RN.

ROMARIA
A 2ª Romaria dos Idosos ao Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, em Patu, ocorrerá dia 29 deste mês.

COMUNIDADE SHALOM
A Comunidade Shalom de Mossoró prepara com esmero dois grandes eventos de evangelização: o Acamp’s, dias 2 e 6 de outubro e o Halleluya, dias 25 e 26 de outubro. Muito do bom!

8º MUTICOM
Marcão e Rejane, coordenadores da Pastoral de Comunicação em nossa Diocese, já mobilizam os comunicadores que participarão do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação. Este Mutirão acontecerá em Natal, no Hotel Praiamar, no período de 27 de outubro a 1º de novembro de 2013. Imperdível!


Festa dos Mártires de Uruaçu, São Gonçalo do Amarante


A festa dos Mártires Potiguares será realizada de 22 de setembro a 3 de outubro. A primeira atividade será uma motorromaria, que será realizada dia 22 próximo, saindo às 9 horas, da Catedral Metropolitana, passando por Parnamirim, Macaíba e, por último, o Monumento dos Mártires, na Comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante.
A partir do dia 23 até 2 de outubro, às 19 horas, haverá celebração de novenas, no Monumento. O encerramento das festividades acontecerá dia 3 de outubro, feriado estadual no Rio Grande do Norte. Neste dia, a partir das 8 horas, haverá missas e outras atividades, no Monumento e na capela, situada no Povoado de Uruaçu. Às 16 horas, será realizado show, com o Padre Reginaldo Manzotti e, às 17h30, missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.
Os 'Protomártires do Brasil' foram beatificados pelo Papa João Paulo II, em 5 de março de 2000, na Praça de São Pedro, no Vaticano. A data escolhida pela Igreja Católica para celebrar a memória dos Bem Aventurados Mártires foi 3 de outubro, data do martírio de Uruaçu.

Fonte: Arquidiocese de Natal