quarta-feira, 31 de julho de 2013
segunda-feira, 29 de julho de 2013
Papa anuncia que Cracóvia será a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude em 2016
A próxima Jornada Mundial da Juventude será realizada em Cracóvia, na Polônia, em 2016. O anúncio foi feito pelo Papa Francisco, ao final da reflexão que precede a Oração mariana do Ângelus, recitada ao término da Missa de encerramento da JMJ Rio2013.
O Papa iniciou sua reflexão agradecendo a Deus as graças recebidas durante a Jornada Mundial da Juventude, e também ao Arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta e ao Cardeal Rilko, pelas palavras a ele dirigidas. Por fim, agradeceu a todos os jovens pela alegria vivida nestes dias, “levo a cada um de vocês no meu coração”.
Francisco convidou todos a voltarem seu olhar à Mãe do Céu, a Virgem Maria, lembrando também a todos que nestas dias Jesus “repetiu com insistência o convite para serem seus discípulos-missionários. Vocês escutaram a voz do Bom Pastor que lhes chamou pelo nome e vocês reconheceram a voz que lhes chamava”. E perguntou:
“Não é verdade que, nesta voz que ressoou nos seus corações, vocês sentiram a ternura do amor de Deus? Não é verdade que vocês experimentaram a beleza de seguir a Cristo, juntos, na Igreja? Não é verdade que vocês compreenderam melhor que o Evangelho é a resposta ao desejo de uma vida ainda mais plena?”
Referindo-se a Virgem Imaculada - que sempre intercede por nós no Céu como uma boa mãe que cuida dos seus filhos – Francisco recordou que “cada vez que rezamos o Ângelus, recordamos o acontecimento que mudou para sempre a história dos homens”. E falando das atitudes de Maria diante do anúncio do anjo e de sua visita à prima Isabel para realizar “um gesto de amor, de caridade, de serviço concreto, levando Jesus que trazia no ventre”, o Papa afirmou:
“Eis aqui, queridos amigos o nosso modelo. Aquela que recebeu o dom mais precioso de Deus, como primeiro gesto de resposta, põe-se a caminho para servir e levar Jesus. Peçamos a Nossa Senhora que também nos ajude a transmitir a alegria de Cristo aos nossos familiares, aos nossos companheiros, aos nossos amigos, a todas as pessoas. Nunca tenham medo de ser generosos com Cristo! Vale a pena! Sair e ir com coragem e generosidade, para que cada homem e cada mulher possa encontrar o Senhor”.
E ao final o tão esperado anúncio:
“Queridos jovens, temos encontro marcado na próxima Jornada Mundial da Juventude, no ano de 2016 em Cracóvia, na Polônia. Pela intercessão materna de Maria, peçamos a luz do Espírito Santo sobre o caminho que nos levará a esta nova etapa da jubilosa celebração da fé e do amor de Cristo”.
Após a Oração do Ângelus, Papa Francisco incensou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, confiando a ela a próxima Jornada Mundial da Juventude.
Texto: Rádio Vaticano
Fonte: CNBB
Papa Francisco, aos jovens, no final da JMJ Rio 2013: " Ide, sem medo, para servir"!
Durante a missa de “Envio” da Jornada Mundial da Juventude, celebrada na manhã deste domingo, 28 de julho, na praia de Copacabana, Papa Francisco fez recomendações missionárias aos jovens e pediu aos padres que acompanhem a juventude nas comunidades.
Padres cantores conhecidos como Fábio de Melo, Juarez, Omar e Reginaldo Manzoti, cantaram o “glória” da missa e foram acompanhados pela multidão de jovens. “Despertai no coração dos vossos fiéis a consciência de que são chamados a trabalhar para a salvação da humanidade”, recitou o Papa, na oração da coleta que encerra os ritos iniciais da missa.
Em seguida, a primeira leitura, do Livro do Profeta Jeremias, foi feita em inglês. O Salmo foi cantado em português. O refrão repetido: “publicai, em toda terra, as maravilhas do Senhor!”. A segunda leitura, feita em espanhol, foi tirada da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios. A aclamação ao evangelho, animada por cantores católicas: “ide fazei discípulos em todas as nações”. O evangelho (Mt 28, 16-20) foi proclamado por um diácono da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Papa Francisco começou afirmando: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”. E seguiu dizendo que com estas palavras, Jesus, diz aos jovens que a participação na Jornada Mundial da Juventude foi boa, mas agora é preciso levar essa experiência aos demais. “O que nos diz, o Senhor?”, perguntou o Papa. Três palavras: “Ide, sem medo, para servir”. Lembrou que a experiência de encontrar Jesus, na companhia dos irmãos, feita no Rio fizeram não pode ficar trancafiada, mas deve ser levada adiante. E advertiu recordando que Jesus não disse ‘se quiser’, mas apresentou um mandato que não nasce da vontade do domínio, mas da força do amor. E seguiu dizendo que Jesus se deu por inteiro para salvar a todos e mostrar o amor e a misericórdia de Deus. “Jesus nos trata como irmãos, amigos” destacou e envia e acompanha a todos.
“Para onde Jesus nos manda?”, perguntou o Papa. Os jovens são enviados a todas as pessoas. “Não tenham medo de levar Cristo a todos os ambientes”, alertou. Fez, em seguida, mais uma vez, referência às periferias existenciais como lugares de evangelização. O Papa incentivou o compromisso da Missão Continental promovido pelos bispos da América Latina e afirmou, com ênfase: “A Igreja precisa de vocês!”. Recordou que, na verdade, são os jovens, que do melhor modo, podem evangelizar os jovens. Pediu que ninguém tenha medo, lembrando o trecho de Jeremias proclamado na missa. E garantiu que Deus responde ao profeta e a todos: “não tenham medo” lembrando que Jesus mesmo já garantiu que “está conosco todos os dias”. E deu aos jovens uma certeza de que podem contar com a companhia de toda a Igreja no enfrentamento do desafio de evangelizar.
Papa Francisco dirigiu uma palavra aos padres: “vocês vieram acompanhar seu jovens”, mas essa é uma primeira etapa do caminho, disse o Papa. E seguiu pedindo que os padres sigam acompanhando os jovens para que eles nunca se sintam sozinhos: “Sigam adiante e não tenham medo”.
O Papa ainda destacou uma última palavra: ides para servir. “A vida de Jesus é uma vida para os outros, uma vida de serviço”. Para anunciar Jesus, Paulo se fez escravo de todos, lembrou trecho da segunda leitura da missa. Portanto, resumiu o Papa: “Ide, sem medo, para servir!”. E afirmou que seguindo essas três palavras, os jovens irão perceber que quem evangeliza, é evangelizado. Papa Francisco encerrou a homilia desse modo: “Queridos jovens: Jesus Cristo conta com vocês. A Igreja conta com vocês. O Papa conta com vocês”.
As preces da assembleia foram feitas em várias línguas: Pela Igreja, em árabe. Pelo Papa, bispos, padres e diáconos, em português. Pelas nações, em italiano. Pela Jornada da Juventude, em polonês. Pelos doentes, prisioneiros e exilados, em alemão. Pelas vítimas do acidente na Espanha, em espanhol. Durante a apresentação das ofertas, várias famílias levaram dons ao altar. O Papa Francisco abençoou as crianças e cumprimentou os pais. Durante esse momento, cantores católicos cantaram: “Recebe, Senhor, nossa oferta, é de coração”.
O Pai Nosso foi cantado em latim. A Orquestra Sinfônica Brasileira animou cânticos litúrgicos. Papa Francisco distribuiu a comunhão aos diáconos. Irmã Kelly Patrícia e os padres cantores entoaram o canto da comunhão. Foram produzidas mais de quatro milhões de hóstias para a Jornada Mundial da Juventude.
Fonte: CNBB
quinta-feira, 25 de julho de 2013
ATENÇÃO JOVENS: Participem da Conexão JMJ
PROGRAMAÇÃO
Dia
26/07 (Sexta)
Acolhida: 17:00 hs
Jantar: 18:00 hs
Missa de Abertura: 21:00 hs
Cinema
Oração/ Silêncio
Dia
27/07 (Sábado)
Despertar: 06:00hs
Café da manhã: 07:30
Catequese: 08:00 hs
*Conexão JMJ
Intervalo: 10:00 hs (lanche)
*Catequese
Ângelus: 12:00 hs (Oração)
Almoço: 12:30
*Peregrinação Saída: 14:00hs
Roteiro da Peregrinação:
Leitura da Evangelização: Matheus 28.19
Bairros: Vertentes, São João, São Jacinto,
Frutilândia.
Saída para o campo da Fé às 17:00
Vigília Retorno ao alojamento
Luau e Louvor
Oração/Silêncio
Dia
28/07 (Domingo)
Despertar: 07:00hs
Café da manhã: 08:00hs (Avisos)
Festival da Juventude: Jogos, Esquetes,
Dinâmicas
Intervalo: 10:00hs (Lanche)
Ângelus: 12:00 (Oração)
Pausa para o almoço: 12:30h
Continuação do Festival: 14:00
Missa de envio: 15:00hs
Retrospectiva do Encontro
*Conexão JMJ
Encerramento: 17:30h
terça-feira, 23 de julho de 2013
Pe. Flávio Augusto completa 19 anos de ordenação presbiteral
Aconteceu agora pouco um café da manhã especial, pois hoje o Pe. Flávio
Augusto, administrador paroquial da nossa paróquia e vigário geral da diocese,
completa 19 anos de de ordenação presbiteral. Vários agentes de pastorais,
movimentos e serviços da igreja estiveram presentes para homenagear Pe. Flávio.
Que Deus o abençoe e conceda muita paz, saúde e perseverança na caminhada como
sacerdote.
Papa Francisco faz seu primeiro discurso em solo brasileiro
“Quis
Deus na sua amorosa providência que a primeira viagem internacional do meu
Pontificado me consentisse voltar à amada América Latina, precisamente ao
Brasil”. Estas foram as primeiras palavras oficiais do Papa Francisco em solo
brasileiro, durante a cerimônia de boas-vindas no Palácio da Guanabara, por
volta das 18h desta segunda-feira, 22.
Em meio a um clima de muita
receptividade, o Santo Padre seguiu o discurso pedindo licença para entrar e
transcorrer a semana com o povo brasileiro. Segundo o Papa, sua visita tem a
missão única de confirmar os ”irmãos na Fé em Cristo”. “Não tenho ouro nem
prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo! Venho em seu
Nome, para alimentar a chama de amor fraterno que arde em cada coração; e
desejo que chegue a todos e a cada um a minha saudação: ‘A paz de Cristo esteja
com vocês!’”
E reforçou o motivo da sua vinda ao
Brasil. “Vim para a Jornada Mundial da Juventude. Vim para encontrar os jovens
que vieram de todo o mundo, atraídos pelos braços abertos do Cristo Redentor.
Eles querem agasalhar-se no seu abraço para, junto de seu Coração, ouvir de
novo o seu potente e claro chamado: ‘Ide e fazei discípulos entre todas as
nações’”.
Segundo o Papa, Cristo abre espaço para
estes jovens que veem de diversas partes do mundo para se encontrarem com o
Pontífice, mas sobretudo com Jesus. Francisco destacou ainda a relação de
Cristo com a juventude. “Cristo ‘bota fé’ nos jovens e confia-lhes o futuro de
sua própria causa: ‘Ide, fazei discípulos’. Ide para além das fronteiras do que
é humanamente possível e criem um mundo de irmãos”.
O Papa também lembrou que ao visitar o
Brasil e falar aos jovens, também se dirigirá às famílias, às suas comunidades
eclesiais e nacionais de origem, às sociedades nas quais estão inseridos.
E ao concluir o discurso, Francisco
pediu a atenção do povo brasileiro e, se necessária, “a empatia para
estabelecer um diálogo de amigos”. Por fim, prometeu rezar, diante da imagem de
Nossa Senhora, por todos os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude. “Depois
de amanhã, se Deus quiser, tenho em mente recordar-lhes todos a Nossa Senhora
Aparecida, invocando sua proteção materna sobre seus lares e famílias. Desde já
a todos abençôo. Obrigado pelo acolhimento!”
Fonte: Canção Nova
Agenda do Papa Francisco no Brasil será repleta de atividades
Confira o programa de visita do Papa Francisco:
Segunda-feira, 22 de julho
08h45 – Partida de
Roma
16h00 – Acolhida
oficial no aeroporto do Galeão/Antônio Carlos Jobim
17h00 – Cerimônia de boas-vindas no Palácio da Guanabara - Discurso do Papa e da Presidente Dilma Rousseff
17h00 – Cerimônia de boas-vindas no Palácio da Guanabara - Discurso do Papa e da Presidente Dilma Rousseff
17h40 – Encontro
privado com a Presidente do Brasil, o Governador do Estado do Rio de Janeiro e
o Prefeito da cidade do RJ
Terça-feira, 23 de julho
Todas as
atividades do Pontífice serão privadas
Quarta-feira, 24 de julho
08h15 – Partida de
helicóptero do heliporto de Sumaré para o Santuário Nacional de
Nossa Senhora Aparecida
09h30 – Chegada a
Aparecida
10h00 – Veneração
da imagem de Nossa Senhora Aparecida
10h30 – Celebração da Eucaristia na Basílica da Padroeira – Homilia do Santo Padre
13h00 – Almoço com a comitiva papal, bispos da província e seminaristas no Seminário Bom Jesus de Aparecida
10h30 – Celebração da Eucaristia na Basílica da Padroeira – Homilia do Santo Padre
13h00 – Almoço com a comitiva papal, bispos da província e seminaristas no Seminário Bom Jesus de Aparecida
16h10 – Partida de
helicóptero do Santuário Nacional para o Rio de Janeiro
17h15 – Chegada ao aeroporto de Santos Dumont (RJ)
17h15 – Chegada ao aeroporto de Santos Dumont (RJ)
18h30 – Visita ao
hospital de São Francisco de Assis
Quinta-feira, 25 de julho
07h30 –
Celebração da Eucaristia na residência de Sumaré no Rio de Janeiro
09h45 – Benção das bandeiras olímpica e paralímpica no Palácio da cidade do Rio de Janeiro.
11h00 – Visita à comunidade de Varginha (Manguinhos) – Discurso do Papa
18h00 – Festa de acolhida dos jovens participantes da Jornada Mundial da Juventude em Copacabana – Saudação e discurso do Papa
09h45 – Benção das bandeiras olímpica e paralímpica no Palácio da cidade do Rio de Janeiro.
11h00 – Visita à comunidade de Varginha (Manguinhos) – Discurso do Papa
18h00 – Festa de acolhida dos jovens participantes da Jornada Mundial da Juventude em Copacabana – Saudação e discurso do Papa
Sexta-feira, 26 de julho
07h30 –
Santa Missa em privado na Residência de Sumaré
10h00 – Confissão de alguns jovens da JMJ no Parque da Quinta da Boa Vista
11h30 – Breve encontro com alguns jovens detentos no Palácio Arquiepiscopal São Joaquim
12h00 – Oração do Angelus do Balcão do Palácio Arquiepiscopal São Joaquim - Discurso do Papa
12h15 – Saudação aos membros Comitê Organizador da JMJ e aos Benfeitores
13h00 – Almoço com jovens no Salão redondo do Palácio Arquiepiscopal São Joaquim
18h00 – Via Sacra com os jovens na Praia de Copabacana – Discurso do Papa
10h00 – Confissão de alguns jovens da JMJ no Parque da Quinta da Boa Vista
11h30 – Breve encontro com alguns jovens detentos no Palácio Arquiepiscopal São Joaquim
12h00 – Oração do Angelus do Balcão do Palácio Arquiepiscopal São Joaquim - Discurso do Papa
12h15 – Saudação aos membros Comitê Organizador da JMJ e aos Benfeitores
13h00 – Almoço com jovens no Salão redondo do Palácio Arquiepiscopal São Joaquim
18h00 – Via Sacra com os jovens na Praia de Copabacana – Discurso do Papa
Sábado, 27 de julho
9h00 –
Santa Missa com os bispos presentes na JMJ, sacerdotes, religiosos e
seminaristas na Catedral São Sebastião – Homilia do Papa
11h30 – Encontro com a classe dirigente do Brasil (políticos, diplomatas, expoentes da sociedade civil, empresários) no Teatro Municial do Rio de Janeiro – Discurso do Papa
13h30 – Almoço com os cardeais brasileiros, a presidência da CNBB, os bispos regionais e a comitiva papal no Refeitório do Centro de estudos do Sumaré
19h30 – Vigília de Oração com os jovens no Campus Fidei em Guaratiba – Discurso do Papa
11h30 – Encontro com a classe dirigente do Brasil (políticos, diplomatas, expoentes da sociedade civil, empresários) no Teatro Municial do Rio de Janeiro – Discurso do Papa
13h30 – Almoço com os cardeais brasileiros, a presidência da CNBB, os bispos regionais e a comitiva papal no Refeitório do Centro de estudos do Sumaré
19h30 – Vigília de Oração com os jovens no Campus Fidei em Guaratiba – Discurso do Papa
Domingo, 28 de julho
10h00 –
Santa Missa com os jovens no Campus Fidei em Guaratiba – Homilia do Papa
Oração do Angelus – Discurso do Papa
14h – Almoço com a comitiva papal no refeitório do Centro de Estudos do Sumaré
16h – Encontro com o Comitê de Coordenação do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) no Centro de Estudos do Sumaré - Discurso do Papa
16h40 – Despedida da Residência de Sumaré
17h30 – Encontro com os voluntários da JMJ no Rio Centro – Discurso do Papa
18h30 – Cerimônia de despedida no aeroporto do Galeão/Antônio Carlos Jobim – Discurso do Papa
19h – Partida para Roma
Oração do Angelus – Discurso do Papa
14h – Almoço com a comitiva papal no refeitório do Centro de Estudos do Sumaré
16h – Encontro com o Comitê de Coordenação do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) no Centro de Estudos do Sumaré - Discurso do Papa
16h40 – Despedida da Residência de Sumaré
17h30 – Encontro com os voluntários da JMJ no Rio Centro – Discurso do Papa
18h30 – Cerimônia de despedida no aeroporto do Galeão/Antônio Carlos Jobim – Discurso do Papa
19h – Partida para Roma
Segunda-feira, 29 de julho
11h30 previsão
de chegada a Roma (hora italiana, 06h30 no Brasil)
Fonte: Canção Nova
segunda-feira, 22 de julho de 2013
Missa de envio dos jovens que irão participar da JMJ
Aconteceu no último sábado, na Igreja Matriz de São João Batista, a missa de envio de 15 jovens que irão participar da Jornada Mundial da Juventude na cidade do Rio de Janeiro. A missa foi presidida pelo Pe. Elizeu. Os jovens, que representarão a paróquia de São João Batista, já viajaram com destino ao Rio, assim como o Papa Francisco que deve chegar hoje a tarde por volta das 16:00h. Que Deus abençoe a todos!
Missa de abertura do Seminário de Vida no Espírito Santo da RCC
Aconteceu na ultima sexta, dia 19, a missa de abertura do Seminário de Vida no Espírito Santo da Renovação Carismática Católica, organizado pelo Grupo de Oração Nossa Senhora das Vitórias. A missa foi presidida pelo padre Antonio do Vale da paróquia de Nossa Senhora das Graças, Afonso Bezerra-RN.
sábado, 20 de julho de 2013
quinta-feira, 18 de julho de 2013
Paróquia Bem Aventurada Lindalva e São Cristóvão ganhará novo administrador paroquial
O Padre Francisco
Belarmino Gomes, SCJ, tomará posse dia 03 de agosto de 2013 como novo
administrador paroquial da Bem Aventurada Lindalva e São Cristóvão, no bairro
da Cohab, Assú-RN. Atualmente ele administra a Paróquia de Nossa Senhora do
Perpétuo Socorro do Bairro Carlito Pamplona, Fortaleza-CE. Um grupo de 100
pessoas da citada paróquia estará vindo da capital cearense para participar da
posse do Padre Belarmino.
terça-feira, 16 de julho de 2013
segunda-feira, 15 de julho de 2013
sexta-feira, 12 de julho de 2013
quinta-feira, 11 de julho de 2013
Os Cinco Mandamentos da Igreja
Uma coisa que muitos católicos não sabem – e por isso não cumprem – é que existem os “Cinco Mandamentos da Igreja”, além dos Dez Mandamentos. Eles não foram revogados pela Igreja com o novo Catecismo de João Paulo II (1992). É preciso entender que Mandamento é algo obrigatório para todos os católicos, diferente de recomendações, conselhos, etc. Cristo deu poderes à Sua Igreja para estabelecer normas para a salvação do povo. Ele disse aos Apóstolos: “Quem vos ouve a mim ouve, quem vos rejeita a mim rejeita, e quem me rejeita, rejeita Aquele que me enviou” (Lc 10,16). “Em verdade, tudo o que ligardes sobre a terra, será ligado no Céu, e tudo o que desligardes sobre a terra, será também desligado no Céu.” (Mt 18,18) Então, a Igreja legisla com o “poder de Cristo”, e quem não a obedece, não obedece a Cristo, e em consequência, ao Pai.
Para a salvação do povo, então, a Igreja estabeleceu Cinco obrigações que todo católico têm de cumprir, conforme ensina o Catecismo da Igreja. Ele diz:
“Os mandamentos da Igreja situam-se nesta linha de uma vida moral ligada à vida litúrgica e que dela se alimenta. O caráter obrigatório dessas leis positivas promulgadas pelas autoridades pastorais tem como fim garantir aos fiéis o mínimo indispensável no espírito de oração e no esforço moral, no crescimento do amor de Deus e do próximo.” (§2041)
Note que o Catecismo diz que isto é o “mínimo indispensável” para o crescimento na vida espiritual; podemos e devemos fazer muito mais, pois isto é apenas o mínimo obrigado pela Igreja. Ela sabe que como Mãe, tem filhos de todos os tipos e condições, portanto, fixa, sabiamente, apenas o mínimo necessário, deixando que cada um, conforme a sua realidade, faça mais. E devemos fazer mais.
1 – Primeiro mandamento da Igreja: “Participar da missa inteira nos domingos e outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho”. Ordena aos fiéis que santifiquem o dia em que se comemora a ressurreição do Senhor, e as festas litúrgicas em honra dos mistérios do Senhor, da santíssima Virgem Maria e dos santos, em primeiro lugar participando da celebração eucarística, em que se reúne a comunidade cristã, e se abstendo de trabalhos e negócios que possam impedir tal santificação desses dias (CDC, cân. 1246-1248). (§2042) Os Dias Santos – com obrigação de participar da missa, são esses, conforme o Catecismo: “Devem ser guardados [além dos domingos] o dia do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, da Epifania (domingo no Brasil), da Ascensão (domingo) e do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi), de Santa Maria, Mãe de Deus (1º de janeiro), de sua Imaculada Conceição (8 de dezembro) e Assunção (domingo), de São José (19 de março), dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo (domingo), e por fim, de Todos os Santos (domingo)” (CDC, cân. 1246,1; n. 2043 após nota 252). (§2177)
2 – Segundo mandamento: “Confessar-se ao menos uma vez por ano”. Assegura a preparação para a Eucaristia pela recepção do sacramento da Reconciliação, que continua a obra de conversão e perdão do Batismo (CDC, cân. 989). É claro que é pouco se Confessar uma vez ao ano, seria bom que cada um se Confessasse ao menos uma vez por mês, fica mais fácil de se lembrar dos pecados e ter a graça para vencer os pecados.
3 – Terceiro mandamento: “Receber o sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa da ressurreição” (O período pascal vai da Páscoa até festa da Ascenção) e garante um mínimo na recepção do Corpo e do Sangue do Senhor em ligação com as festas pascais, origem e centro da Liturgia cristã (CDC, cân. 920). Também é muito pouco Comungar ao menos uma vez ao ano. A Igreja recomenda (não obriga) a Comunhão diária.
4 – Quarto mandamento: “Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe de Igreja” (No Brasil é na Quarta-feira de cinzas e na Sexta-feira Santa). Este jejum consiste de um leve café da manhã, um almoço leve e um lanche leve à tarde, sem mais nada no meio do dia, nem o cafezinho. Quem desejar pode fazer um jejum mais rigoroso; o obrigatório é o mínimo. Os que já tem mais de sessenta anos estão dispensados da obrigatoriedade, mas podem fazer se desejarem. Diz o Catecismo que o jejum “Determina os tempos de ascese e penitência que nos preparam para as festas litúrgicas; contribuem para nos fazer adquirir o domínio sobre nossos instintos e a liberdade de coração (CDC, cân. 882)”.
5 – Quinto mandamento: “Ajudar a Igreja em suas necessidades” Recorda aos fiéis que devem ir ao encontro das necessidades materiais da Igreja, cada um conforme as próprias possibilidades (CDC, cân. 222). Não é obrigado que o dízimo seja de 10% do salário, nem o Catecismo e nem o Código de Direito Canônico obriga isto, mas é bom e bonito. O importante é, como disse São Paulo, dar com alegria, pois “Deus ama aquele que dá com alegria” (cf. 2Cor 9, 7). Esta ajuda às necessidades da Igreja pode ser dada uma parte na paróquia e em outras obras da Igreja. Nota: Conforme preceito o Código de Direito Canônico, as Conferências Episcopais de cada pais, podem estabelecer outros preceitos eclesiásticos para o seu território (CDC, cân. 455).(§2043) Demos graças a Deus pela Santa Mãe Igreja que nos guia. O Papa Paulo VI disse que “quem não ama a Igreja não ama Jesus Cristo”.
Prof. Felipe Aquino
sexta-feira, 5 de julho de 2013
Missa de envio do seminarista José Antônio Guimarães
Neste sábado às 19:00h
na Capela de Nossa Senhora da Conceição em Nova Esperança-Assú/RN haverá a
missa de envio do seminarista José Antonio Guimarães (Dedé) que irá cursar
teologia em Roma. A missa será presidida pelo administrador da paróquia e
vigário geral da diocese Pe. Flávio Augusto. Logo após acontece o jantar de
despedida. As senhas estão sendo vendidas na secretaria da paróquia. Lembramos
que sairá ônibus da Igreja Matriz da Beata Lindalva e São Cristovão passando
pelos bairros e comunidades: Dom Eliseu, Frutilandia, Vertentes, São João,
Centro, Bairro Bela Vista, Lagoa do Ferreiro, Baviera, Santa Clara, Linda Flor
e Mutamba da Caeira.
segunda-feira, 1 de julho de 2013
Encontro do Polo da RCC - Assú/RN
Aconteceu no ultimo final de semana o encontro de formação do polo da Renovação Carismática Católica nas dependências do Educandário Nossa Senhora das Vitorias. O referido encontro abrangia as cidades de Alto do Rodrigues, Pendencias, Upanema, Paraú e Assú as quais foram representadas pelos membros que compõem os grupos de oração das citadas cidades.
Assinar:
Postagens (Atom)