Liturgia

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

MENSAGEM DO DIA

As mudanças fazem parte da vida

novo_diag1
As mudanças fazem parte da vida: no trabalho, em casa, nos relacionamentos e em todas as áreas da nossa vida. Por essa razão, não podemos nos fechar a elas de forma alguma. Quando nos abrimos ao novo de Deus, conseguimos enxergar a vida com um novo olhar; ao passo que quando nos fechamos e não aceitamos essa realidade, envelhecemos, ficamos endurecidos e não conseguimos conviver com o novo. Dessa forma ficamos presos ao passado.
A vida é dinâmica e, naturalmente, estamos propensos às mudanças. “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito” (Rm 12,2).
Senhor, renova a nossa vida e dá-nos a graça de nos abrirmos ao novo que Tu tens para nós.

DIZER "SIM" E DIZER "NÃO" -

Imagem de Destaque  
Quando dizemos "não" a nós mesmos aprendemos a autodisciplina
Você já notou como lida com seus impulsos, com aquela vontade irresistível de fazer algo? Controlar nossos impulsos significa o quanto conseguimos ser capazes de adiar a gratificação por algo e, com isso, fazer escolhas mais inteligentes ou adaptáveis. Sabe o que é mais interessante: o controle dos impulsos se dá em nossa infância, quando lidamos com as primeiras frustrações e gratificações.
Quando dizemos “não” a nós mesmos, aprendemos a autodisciplina, palavra tão conhecida entre nós e citada em revistas, artigos, programas de TV. Essa habilidade é capaz de gerar felicidade e sucesso.
Nisso começa o desafio dos pais, cuidadores, professores, pois crianças nunca aprendem a autodisciplina sozinhas, mas também não aprendem na escola ou na sala de aula. Não há curso para isso [autodisciplina]. Aí entra a habilidade dos pais em dar limites aos filhos e ensiná-los que, para cada ato, há uma consequência, que as escolhas levam a determinados caminhos, positivos ou negativos.
Ao deixar claro para uma criança quais as expectativas que se tem sobre algo ou os limites e o resultado sobre aquilo que não se cumpriu, tudo fica mais claro. Ou seja, a criança aprende, desde pequena, que, se optar por algo errado, receberá sua escolha em troca, experimentando o resultado negativo das escolhas feitas.
O que é mais complicado quando é necessário dizer “não” para seu filho? Muitos pais podem dizer que a dificuldade está em ver que o filho ficou infeliz, ficou triste, desapontado. Claro que, como pais, o que se tenta fazer muitas vezes é, de fato, evitar o sofrimento, mas isso se torna uma forma enganosa de proteger. Será muito mais produtivo dar aos filhos formas de lidar com a perda e, com isso, criar formas de “amortecer” as situações e lindar com os obstáculos da vida.
Dizer “não” é muito mais complicado do que dizer “sim”; porém, olhando para o futuro os resultados de um “sim” e um “não”, no tempo certo, fazem toda a diferença quando seu filho for adolescente ou adulto. Não diga “sim” para acalmar o choro ou a irritação do seu filho, mas diga “sim” quando é necessário e “não” sempre que preciso, para que não colha dificuldades em longo prazo.
Na autenticidade e na democracia da relação pai e filho, nos dias atuais, cresce e liberdade em dizer o que se pensa e posicionar-se, porém, não podemos nos esquecer do papel de modelagem de comportamento que damos ao filhos. “Ninguém pode respeitar seus semelhantes se não aprender quais são os seus limites — e isso inclui compreender que nem sempre se pode fazer tudo que se deseja na vida. É necessário que a criança interiorize a ideia de que poderá fazer muitas, milhares, a maioria das coisas que deseja — mas nem tudo e nem sempre. Essa diferença pode parecer sutil, mas é fundamental.” (Zagury, T.)
Esse é o desafio da persistência, do amor, do cuidado e da certeza que um “sim” e um “não” bem colocados, e ao seu tempo, farão toda a diferença na construção de adultos saudáveis e resistentes aos embates da vida.
Foto Elaine Ribeiro
Psicóloga Clinica e Organizacional, colaboradora da Comunidade Canção Nova.
Blog: temasempsicologia.wordpress.comTwitter: @elaineribeirosp

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Com qual atitude devemos olhar para o ano novo?

Imagem de Destaque A chegada de um novo ano reacende esperanças, sonhos, alegrias, expectativas, mas, como tudo o que é novo, provoca medo e insegurança. Na mensagem para a Jornada Mundial da Paz do próximo ano, o Papa Bento XVI aconselha os cristãos a aguardarem 2012 com muita fé e confiança. Um desafio a ser encarado, principalmente pela juventude.Na mensagem intitulada “Educar os jovens na justiça e na paz”, o Santo Padre reconhece que, em 2011, “houve um aumento no sentimento de frustração devido à crise que atingiu a economia e o trabalho”. O Pontífice destaca ainda que “uma escuridão parece ter coberto este tempo e não nos permite ver com clareza a luz do dia”. Diante de tais ameaças, é preciso mostrar ao jovem que a nossa esperança deve estar alicerçada em Deus.Em meio a tanta falta de esperança, a força própria do jovem é que deve estar no centro das atenções. É preciso despertar nos jovens “o apreço pelo valor positivo da vida e suscitar neles o desejo de gastar-se pelo Bem”, afirma Bento XVI. E para isso é preciso escutar e valorizar a juventude. (Mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz)
Acreditando no potencial da juventude, o fundador da Comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib, iniciou, na década de 60, um intenso trabalho de formação dos jovens cristãos. Neste mês de dezembro, o sacerdote completa 75 anos de idade e sua missão alcançou todo o Brasil e se expandiu por outros países.
Na 45ª mensagem da Jornada Mundial da Paz, o Papa reitera que a Igreja “olha os jovens com esperança, tem confiança neles e os encoraja a buscar a verdade, a defender o bem comum, a ter perspectivas abertas para o mundo e olhos capazes de ver 'coisas novas'”.

Apesar dos grandes sonhos e força de vontade, o jovem se vê tentado a desanimar diante dos obstáculos que encontra. Para superá-los, o Santo Padre os orienta a não se deixarem iludir com ideologias e a estarem firmes em Deus. Ele, sim, é garantia da liberdade e de tudo o que é verdadeiramente bom, verdadeiro e justo e, ao mesmo tempo, amor eterno.
“Não tenham medo de se comprometer, enfrentar o cansaço e o sacrifício, de escolher os caminhos que exigem fidelidade e constância, humildade e dedicação. Vivam com confiança a juventude e os profundos desejos de felicidade, verdade, beleza e amor verdadeiro. Vivam intensamente esta estação da vida tão rica e plena de entusiasmo”. Essas palavras do Santo Padre são as mesmas personificadas por padre Jonas, como carinhosamente o chamamos. Por meio das pregações, do abraço e do olhar, o sacerdote sempre transmite e anima a todos com seu tão conhecido: “Aguenta firme, meu filho!”

Rodrigo Luiz @rodrigosanluiz

Missionário da Comunidade Canção Nova


 

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

PRIMEIRO DESPERTAR DA PARÓQUIA DE IRMÃ LINDALVA E SÃO CRISTOVÃO





No ultimo domingo, dia 18, aconteceu o 1º Despertar promovido pela Paróquia da Bem Aventurada Lindalva e São Cristovão. O arrastão com grande louvor que saiu de frente a Igreja da citada paróquia foi animado pelo Grupo Inspiração Divina e teve seu encerramento no ENSV (Educandário Nossa Srª das Vitórias) com apresentações. A PASCOM  conversou com o Pároco da referida Paróquia e o mesmo disse que o evento tinha como objetivo despertar o engajamento pastoral e o compromisso dos leigos na paróquia que e atendeu as expectativas. O Pe. Geronimo nos adiantou que pretende realizar no próximo ano o 2º Despertar.    

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Primeira Eucaristia do CEIPI - Complexo Educacional Instituto Padre Ibiapina

MENSAGEM DO DIA

Vamos hoje nos abrir às novidades do Espírito Santo?

A cada dia que desperta, precisamos extrair para a nossa vida uma novidade, um novo ensinamento, uma nova maneira de viver, de agir, de nos relacionar… Isso dá sabor e entusiasmo para seguirmos em frente.O ambiente, as pessoas e as situações podem ser as mesmas, mas o nosso interior precisa ser diferente, para respondermos a cada situação de maneira diferente.
Somente o Espírito Santo pode nos levar a essa experiência, porque “O que era antigo passou, agora tudo é novo” (II Cor 5,17), e todo aquele que está em Cristo Jesus é uma nova criatura.
Vamos hoje nos abrir às novidades do Espírito Santo? Peçamos a Jesus que envie sobre nós o seu Santo Espírito para nos renovar.
Rezemos: Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e renovareis a face da terra!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O QUE FAZER PARA VIVER UM NATAL DIFERENTE ?


Eu recomendo como uma leitura para refletir e rezar e se preparar para fazer uma boa confissão antes do Natal, limpar a “casa”, preparar a manjedoura do coração para o Menino Deus nascer. Trazer a luz que é Jesus para dentro de nós e iluminar com a Verdade e o Amor todos os cantos de nossa vida. Como nós preparamos a nossa casa, a àrvore de natal e as cidades se enfeitam se enchem de luzes grandes e pequenas. Eu lembro com saudade da àrvore de galhos secos cobertos de algodão e bolas vermelhas e o presépio que minha irmã do meio fazia em nossa casa. Eu preciso me preparar para o Senhor que vem ao nosso encontro, preciso fazer uma “limpeza”, o pecado seria grande se eu não acolhesse ou não soubesse acolher a Sagrada Família. Veja o que o Papa Bento XVI disse no dia da Imaculada Conceição em seu discurso de veneração:
“A única traição de que a Igreja pode e deve ter temor é o pecado de seus membros. Enquanto, de fato, Maria é Imaculada, livre de toda a mácula de pecado, a Igreja é santa, mas, ao mesmo tempo, marcada pelos nossos pecados. Por isso, o Povo de Deus, peregrino no tempo, dirige-se à sua Mãe celeste e pede o seu auxílio; pede-o para que Ela acompanhe o caminho de fé, para que encoraje o empenho de vida cristã e para que seja sustento de esperança”.
Neste especial Tempo de graça, Maria Santíssima, Ícone e Modelo da Igreja, deseja introduzir-nos naquela que é a constante atitude do seu Coração Imaculado: a vigilância.
De fato, é na vigilância orante que a Virgem constantemente viveu. Na vigilância recebeu o Anúncio que transformou a história da humanidade. Na vigilância guardou e contemplou mais do que qualquer outro, o Altíssimo que se fazia seu Filho. Na vigilância, informada por um amoroso e grato estupor, deu à luz a própria Luz e, juntamente com São José, fez-se discípula Daquele que dela nasceu. Adorado pelos pastores e sábios, acolhido com exultação pelo velho Simeão e pela profetiza Ana, temido pelos doutores do templo, amado e seguido pelos discípulos, hostilizado e condenado pelo Seu povo. Na vigilância do seu Coração materno, seguiu a Cristo Jesus até a Cruz, onde, na imensa dor do seu coração traspassado, acolheu-nos a todos como seus novos filhos. Na vigilância esperou com firmeza a Ressurreição e foi assunta aos Céus.
Caríssimos amigos, Cristo guarda incessantemente a sua Igreja e a cada um de nós! A Santíssima Mãe de Jesus e nossa é constantemente vigilante e nos guarda! A atitude de vigilância à qual o Senhor nos chama é aquela apaixonada observação do real, que nos conduz a duas direções fundamentais: a memória do nosso encontro com Cristo edo grande mistério de sermos Seus escolhidos, e a abertura à “categoria da possibilidade”. Você já teve seu encontro pessoal com Cristo?
De fato, a Virgem Maria “fazia memória”, ou seja, continuamente revivia no seu coração, o quanto Deus operou no seu ser e, na certeza desta realidade, vivia o ministério de ser Mãe do Altíssimo. O Coração Imaculado de Maria era constantemente disponível e aberto ao “possível”, a concretização da amorosa Vontade de Deus nas circunstâncias quotidianas e nas mais inesperadas. Também hoje, do Céu, a Virgem Maria guarda-nos na memória viva de Cristo e nos abre de par em par à possibilidade da divina Misericórdia.
Queridos irmãos, peçamos a Ela que nos dê um coração que seja capaz de reviver o Advento de Cristo na nossa própria vida, que seja capaz de contemplar o modo em que o Filho de Deus, no dia do nosso Batismo, (do nosso sim), de forma radical e definitiva, marcou toda a nossa existência, imergindo-a no Seu Coração sacerdotal, e como Ele nos renova quotidianamente, na Celebração Eucarística, transfiguração da nossa vida no Advento de Cristo pela humanidade.
Enfim, peçamos um coração atento e capaz de reconhecer os sinais do Advento de Jesus na vida de cada homem e, de modo particular, na vida dos jovens a nós confiados: os sinais daquele especialíssimo Advento, que é a Vocação a santidade. A Bem-Aventurada Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos obtenha àqueles que lhe pedem humildemente, a paternidade sacerdotal necessária para acompanhar os jovens no alegre e entusiasmante seguimento de Cristo.
No “sim” da Anunciação somos encorajados à coerência com o “sim” da nossa vocação. Na visita a Santa Isabel somos chamados a viver a intimidade divina para levar a presença aos demais e para traduzi-la num jubiloso serviço sem limites de tempo e de lugar. Ao contemplar a Santíssima Mãe que envolve em faixas o Menino Jesus, e O adora, aprendemos a tratar com inefável amor a Santíssima Eucaristia. Ao “guardar tudo no próprio coração”, aprendemos de Maria a dirigirmo-nos ao Único necessário.
Mensagem do Prefeito da Congregação para o Clero O Cardeal Mauro Piacenza por ocasião do Advento de 2011

Quando você visitar um dia à Terra Santa, principalmente a linda cidade de Belém a 10 km de Jerusalém, onde aconteceu o Mistério da encarnação, antes de entrar na Basílica da Natividade que foi construída sobre a gruta onde Jesus nasceu nos deparamos com a “Porta da Humildade”. É preciso curvar-se para adentrar no Mistério. Para entrar na Basílica, é preciso se curvar e passar por uma pequena entrada de 1,20 m de altura. Essa entrada chama-se Porta da Humildade. Vamos lembrar um pouco o porquê José e Maria, que estava grávida, tiveram que ir para Belém:
Palavra de Deus: Naqueles dias, saiu um decreto do imperador Augusto mandando fazer o recenseamento de toda a terra — o primeiro recenseamento, feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade. Também José, que era da família e da descendência de Davi, subiu da cidade de Nazaré, na Galiléia, à cidade de Davi, chamada Belém, na Judéia, para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Quando estavam ali, chegou o tempo do parto. Ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o em faixas e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. (Cf. Lucas 2, 1-7).
A Palavra humildade vem do latim húmus, sempre perto do chão, da terra, aquele que não é elevado, não esta acima dos outros, não se ostenta ou que desceu a nossa condição. Os primeiros a viver o caminho e passar pela porta da humildade foram José e Maria e por excelência Jesus: “Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens” (cf. Fl 2,6-7). É preciso curvar-se, fazer o exercício da humildade para entender como que um Deus tão grande quis salvar toda a humanidade nascendo em condições tão pobres e pequenas. Um Amor imenso se faz tão pequeno, assume toda nossa vida para que mergulhemos na grandeza do seu Mistério de salvação.
Atitudes concretas deste retiro: faça um bom exame de consciência e busque a confissão; dê o passo para viver reconciliado com todos, busque e dê o perdão; lembre-se neste tempo de grande consumismo que existem pessoas que não terão ceia de Natal e muito menos presentes; outras pessoas em asilos e hospitais precisam do presente de uma visita que leve Jesus para elas; seja o papai Noel para alguém que jamais esperaria ganhar algo de você. Expresse a sua fé, anuncie com a vida e com palavras que Deus conosco, Jesus nasceu para nos salvar.
E não esqueça de levar para sua festa, sua ceia de Natal o aniversariante, reze, junte sua família ao redor do Deus menino. Vá a Missa do Galo ou a Santa Missa de Natal no dia 25.
Oração: Ó Deus onipotente dai ao vosso povo esperar vigilante a chegada do vosso Filho, para que, instruídos pelo próprio Salvador, corramos ao seu encontro com nossas lâmpadas acesas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Por Padre Luizinho

Festa de Santa Luzia 2011 - Bairro Dom Elizeu




quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

MENSAGEM DO DIA


Atravessemos a ponte

Com certeza, você deve ter consciência de que tudo nesta vida passa, por isso, a nossa existência precisa ser motivada pelo desejo de possuir a Deus e de nos deixarmos ser possuídos por Ele. Não podemos nos agarrar às coisas passageiras, porque todas elas são apenas pontes para nos levar ao Senhor.
“Os céus narram a glória de Deus, o firmamento proclama a obra de suas mãos” (Sl 19,2).
Todas as coisas encontram o seu sentido perfeito em Deus Todo-poderoso. Não podemos parar nas “pontes” da vida, mas sim, atravessá-las a fim de encontrarmos o sentido da nossa esperança: Deus.
Com grande facilidade, ficamos apegados a bens materiais, pessoas e a nós mesmos, mas precisamos nos desvencilhar de tudo que é efêmero e nos agarrar somente àquilo que é eterno.
Peçamos ao Senhor que nos ajude a nos desapegar de tudo e de todos para que possamos servi-Lo com amor, gratidão e perseverança.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

PASCOM realiza formação do Ministério da Acolhida na Paróquia de São João Batista



A equipe diocesana da PASCOM de Mossoró-RN realizou neste último sábado uma capacitação para os agentes de pastoral da Paróquia de São João Batista de Assu nas dependências do CEIPI sobre o "Ministério da Acolhida".
Conforme agenda dentro do planejamento da Pascom, a formação teve como 
objetivo principal, despertar outros membros e fortalecer o Ministério da
Acolhida dentro das diversas atividades da Igreja. 
 

domingo, 4 de dezembro de 2011

O QUE É O NATAL PARA NÓS?


" E deu à luz seu filho primogênito e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio, porque não havia lugar para eles na hospedaria" (Lc 2,7) 

 “E não havia lugar para eles”. Esta mesma cena podemos encontrar hoje ao comemorarmos o Natal do Senhor. O lugar para festa cuidadosamente preparado, presentes, muitas vezes comprados com muito sacrifício, ceia, almoço, tudo planejado com tanta antecedência... Mas o aniversariante, aquele que deveria ser convidado para a festa é deixado de lado, muitas vezes até mesmo esquecido. Como em Belém, não há lugar para a família de Nazaré.
O que é o natal para nós que nos dizemos cristãos? Como comemoramos? Será que o consumismo, o materialismo desse nosso mundo também nos tem afastado do verdadeiro sentido dessa data? Quando comemoramos o aniversário de alguém que nos é querido, vamos ao seu encontro e até levamos presente, no intuito de demonstrar nosso afeto. Mas, o que oferecemos  a Jesus no seu aniversário ? Que presente podemos lhe dar? Nesse dia presenteamos a outros e não O aniversariante. E, pior ainda, até O esquecemos.
Entretanto, Jesus vem a nós em mais um Natal. E não vem sozinho. Ele traz também Maria e José, sua família, para conosco comemorar seu aniversário. Mas nossa casa estaria preparada para essa visita? Não basta decorar nossa casa com sinais exteriores. É preciso preparar nosso coração para acolher o dono da festa, pois é aí que Jesus quer ser acolhido, juntamente com sua família. Pense também no presente a ser oferecido ao Senhor.  Se Jesus veio para nos dar a salvação, o que  mais quer de nós é a adesão à sua palavra, nossa conversão. Esse é o presente que podemos lhe oferecer. Mas conversão é processo trabalhado a cada dia, e, dentro dessa visão, o que é mais urgente a ser mudado em você? Impaciência, a intolerância, a mentira, o desamor, os julgamentos, a maledicência, o ressentimento, a malícia... Ore, e sinta no coração o presente a ser oferecido. Certamente o Senhor se alegrará com esse presente e derramará graças sobre seu lar. Seja o presépio o lugar onde a família se uma para orar e se preparar para essa grande festa do Deus conosco.
Desejo que este natal seja para você e sua família, o verdadeiro Natal do Senhor, momento de paz e de alegria que só Jesus, Maria e José podem trazer com sua presença no meio de nós.
    
 Rosa Aguirre é escritora e palestrante
Fonte: Revista Brasil Cristão  



Novenário de Nossa Srª da Conceição - Bairro Vertentes


DIA 04/12/2011 – Domingo – 19h00min
6ª NOVENA: Noite das Famílias e Motoristas do Bairro ( Procissão Motorizada)
Participação: Pastoral da Família
DIA 05/12/2011 – Segunda-feira – 19h30min
7ª NOVENA: Noite da Juventude PJMP Renovação Carismática
Participação: Ceição Silva e JUNSC
DIA 06/12/2011 – Terça-feira – 19h00min
8ª NOVENA: Noite da Comunicação
Participação: Edmilson da Silva
DIA 07/12/2011 – Quarta-feira – 19h00min
9ª NOVENA: Noite dos Devotos da Imaculada Conceição e Pastoral do Batismo
Participação: Rejane Guedes e Jaciara
  




Novenário de Nossa Srª da Conceição - Nova Esperança



Programação Religiosa
Dia 04/12/2011 (Domingo)
05:00h Oração do Ofício da Imaculada Conceição
19:00h – 6ª Novena – Noite da Saúde
Pregador: Armando e Cleangela
Princesinha: Pâmela Graziely
Padrinhos: Nildinha e Vanildo
Dia 05/12/2011 (Segunda-feira)
05:00h Oração do Ofício da Imaculada Conceição
19:00h – 7ª Novena -  Noite da Comunicação e Serviço Público
Pregador: Edmilson da Silva
Princesinha: Emily Alice
Padrinhos: Gean e Hamilton
Dia 06/12/2011 (Terça-feira) 
05:00h Oração do Ofício da Imaculada Conceição
19:00h – 8ª Novena – Noite da Família
Pregador: Souza e Fátima
 Princesinha: Pâmela Graziely
Padrinhos: Joseilton e Eliene
Dia 07/12/2011 (Quarta-feira)
05:00h Oração do Ofício da Imaculada Conceição
19:00h -9ª Novena – Noite dos Filhos Ausentes e Devotos de Nossa Senhora
Pregador: Adailton
Princesinha: Emily Alice
Padrinhos: Fabiano e Francisca