" E deu à luz seu filho primogênito e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio, porque não havia lugar para eles na hospedaria" (Lc 2,7)
“E não havia lugar para eles”. Esta mesma cena podemos encontrar hoje ao comemorarmos o Natal do Senhor. O lugar para festa cuidadosamente preparado, presentes, muitas vezes comprados com muito sacrifício, ceia, almoço, tudo planejado com tanta antecedência... Mas o aniversariante, aquele que deveria ser convidado para a festa é deixado de lado, muitas vezes até mesmo esquecido. Como em Belém, não há lugar para a família de Nazaré.
O que é o natal para nós que nos dizemos cristãos? Como comemoramos? Será que o consumismo, o materialismo desse nosso mundo também nos tem afastado do verdadeiro sentido dessa data? Quando comemoramos o aniversário de alguém que nos é querido, vamos ao seu encontro e até levamos presente, no intuito de demonstrar nosso afeto. Mas, o que oferecemos a Jesus no seu aniversário ? Que presente podemos lhe dar? Nesse dia presenteamos a outros e não O aniversariante. E, pior ainda, até O esquecemos.
Entretanto, Jesus vem a nós em mais um Natal. E não vem sozinho. Ele traz também Maria e José, sua família, para conosco comemorar seu aniversário. Mas nossa casa estaria preparada para essa visita? Não basta decorar nossa casa com sinais exteriores. É preciso preparar nosso coração para acolher o dono da festa, pois é aí que Jesus quer ser acolhido, juntamente com sua família. Pense também no presente a ser oferecido ao Senhor. Se Jesus veio para nos dar a salvação, o que mais quer de nós é a adesão à sua palavra, nossa conversão. Esse é o presente que podemos lhe oferecer. Mas conversão é processo trabalhado a cada dia, e, dentro dessa visão, o que é mais urgente a ser mudado em você? Impaciência, a intolerância, a mentira, o desamor, os julgamentos, a maledicência, o ressentimento, a malícia... Ore, e sinta no coração o presente a ser oferecido. Certamente o Senhor se alegrará com esse presente e derramará graças sobre seu lar. Seja o presépio o lugar onde a família se uma para orar e se preparar para essa grande festa do Deus conosco.
Desejo que este natal seja para você e sua família, o verdadeiro Natal do Senhor, momento de paz e de alegria que só Jesus, Maria e José podem trazer com sua presença no meio de nós.
Rosa Aguirre é escritora e palestrante
Fonte: Revista Brasil Cristão
Nenhum comentário:
Postar um comentário