Liturgia

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Abertas inscrições para o 3º Encontro Nacional da Pascom

 

CNBB
Cartaz de divulgação do 3º Encontro Nacional da Pascom
Os interessados em participar do 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom) já podem se inscrever. O evento será realizado em Aparecida (SP), de 19 a 22 de julho, com o tema “Identidade e Missão”.

De acordo com a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social, irmã Élide Maria Fogolari, este Encontro busca ser um momento importante de reflexão, estudo e trocas de experiências para todos os que desejam comunicar Jesus Cristo a todos com a Comunicação.

Irmã Élide lembrou como o Papa João Paulo II insistia para que se integrasse a mensagem cristã neste novo contexto da comunicação moderna. “O papa João Paulo II recomendava e insistia, em suas homilias, que ‘não basta utilizar a mídia para difundir a mensagem cristã e o magistério da Igreja, mas é preciso integrar a própria mensagem nesta nova cultura criada a partir da comunicação moderna’ (Redemptoris missio, 37)”. 

Para ela, isto é o que motiva a realização de mais um encontro da Pascom, para que se possa planejar as formas de comunicação a partir do atual contexto comunicativo em que a sociedade se insere. 

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no setor de Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pelo telefone: (61) 2103-8366.
 
Fonte:CNBB

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Arquidiocese de Natal prepara posse do novo Arcebispo

 
A Arquidiocese de Natal empossa, neste dia 26 de fevereiro de 2012, o sexto Arcebispo: Dom Jaime Vieira Rocha. A celebração acontece às 9 horas, na Catedral Metropolitana, contando com a participação de bispos, padres, diáconos, religiosos e centenas de fiéis.
Quem é o sexto Arcebispo de Natal?
Dom Jaime Vieira Rocha, filho de José Patrício de Melo e Maria Nini Rocha, nasceu aos 30 de março de 1947, na cidade de Tangará-RN. Cursou
Foto: cedida

Dom Jaime Vieira, sexto Arcebispo de Natal
Filosofia e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo-SP; Ciências So-ciais, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; IBRADES, no Rio de Janeiro-RJ; e Atualização para Formadores de Seminários, em Roma, Itália. Ordenou-se Padre em 01 de fevereiro de 1975, em Natal-RN; e nomeado Bispo da Diocese de Caicó-RN, no dia 29 de novembro de 1995; Ordenação episcopal, no dia 06 de janeiro de 1996, na Basílica de São Pedro, em Roma, pelo então Papa João Paulo II. Lema episcopal: “Scio cui credidi” (Sei em quem acreditei).
Antes do Episcopado, foi pároco da Paróquia de São João Batista, de Pendências-RN; membro da Comissão Regional de CEBs; coordenador diocesano de CEBs, em Natal; Reitor do Seminário de São Pedro, em Natal; vigário episcopal para as pastorais sociais; coordenador diocesano de Vocações e Ministérios e diretor Espiritual do ECC.
Foi Bispo de Caicó, de 1996 a 2005; e Bispo de Campina Grande (PB), de 2005 a 2011; nomeado pelo Papa Bento XVI para Arcebispo de Natal, em 21 de dezembro de 2011; de 2007 a 2008, acumulou o cargo de Administrador Apostólico de Guarabira (PB); foi Bispo Referencial da Comissão Episcopal Regional para a Vida e a Família; Vice-Presidente do Regional Nordeste 2; e atualmente é o Bispo Referencial da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada; e, em nível nacional, é membro da Comissão Episcopal para a Amazônia.
Rito de Posse
Neste domingo, às 8h30, Dom Jaime chegará à Catedral Metropolitana de Natal e será recepcionado pelo pároco, Padre Aerton Sales. Logo após, haverá o hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional. Em seguida, a prefeita do Natal, Micarla de Sousa entregará ao Arcebispo as chaves da cidade. No mesmo local, Dom Jaime será saudado pela Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini.
Depois, Dom Jaime será conduzido até a Capela do Santíssimo Sacramento, no interior da Catedral. Após momento de oração, ele se paramentará para o início da celebração da missa.
No Rito Inicial da celebração, o chanceler, Padre Júlio César Cavalcante, apresentará ao Colégio de Consultores e aos fiéis as Letras Apostólicas (bula do Papa nomeando Dom Jaime como Arcebispo de Natal). O até então Administrador Apostólico, Dom Matias Patrício de Macêdo, passará o báculo para Dom Jaime. “Este momento significa justamente a passagem do governo pastoral. Será o momento em que Dom Matias passará o governo pastoral da Arquidiocese de Natal para Dom Jaime”, explica Padre Júlio. Após, o novo Arcebispo será saudado pelo Padre Edilson Soares Nobre. Em seguida, todo o clero da Arquidiocese se aproximará de Dom Jaime para lhe manifestar obediência e respeito. Depois, a missa segue o rito normal. No final, haverá a leitura da ata da posse.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O SACRAMENTO DA EUCARISTIA

Imagem de Destaque

Continuando a reflexão sobre os sacramentos, ensinados pelo Catecismo da Igreja Católica, chegamos a Sagrada Eucaristia,esta que, juntamente com o Batismo e a Confirmação, faz parte do sacramento de iniciação cristã. Ela que é o misterioso centro de todos estes sacramentos. Portanto, ela é a fonte e o centro de toda a vida cristã. Esse sacramento é conhecido por diversos nomes, como: Eucaristia, Santa Missa, Ceia do Senhor, Fracção do pão, Celebração Eucarística, Memorial da Paixão, da Morte e da Ressurreição do Senhor, Santo Sacrifício, Santa e Divina Liturgia, Santos Mistérios, Santíssimo Sacramento do altar, Santa Comunhão.
Originalmente a Sagrada Eucaristia era a oração de ação de graças da Igreja primitiva, precedia a consagração do pão e do vinho, posteriormente a palavra foi conferida a toda a celebração da Santa Missa. A Sagrada Eucaristia é o sacramento em que Jesus entrega o Seu Corpo e o Seu Sangue – Ele próprio, por nós, para que também nos entreguemos a Ele em amor e nos unamos a Ele na Sagrada Comunhão. É o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar o sacrifício da cruz no decorrer dos séculos até o Seu regresso, confiando assim à Sua Igreja o memorial da Sua Morte e Ressurreição. É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal, em que se recebe Cristo, a alma se enche de graça e nos é dado o penhor da vida eterna.
Sendo, portanto, a Eucaristia um memorial no sentido que torna presente e atual o sacrifício que Cristo ofereceu ao Pai, uma vez por todas, na cruz, em favor da humanidade. O carácter sacrificial da Eucaristia manifesta-se nas próprias palavras da instituição dela: “Isto é o meu corpo, que vai ser entregue por vós” e “este cálice é a nova aliança no meu sangue, que vai ser derramado por vós” (Lc 22,19-20). O sacrifício da cruz e o sacrifício da Eucaristia são um único sacrifício. Idênticos são a vítima e Aquele que oferece, diverso é só o modo de oferecer-se: cruento na cruz, incruento na Eucaristia.
A Igreja participa do Sacrifício Eucarístico de forma direta, pois, na Eucaristia, o sacrifício de Cristo torna-se também o sacrifício dos membros do Seu Corpo. A vida dos fiéis, o seu louvor, o seu sofrimento, a sua oração, o seu trabalho são unidos aos de Cristo. Enquanto sacrifício, a Eucaristia é também oferecida por todos os fiéis vivos e defuntos em reparação dos pecados de todos os homens e para obter de Deus benefícios espirituais e temporais. A Igreja do céu está unida também à oferta de Cristo.
Jesus Cristo está presente na Eucaristia de um modo único e incomparável. De fato, está presente de modo verdadeiro, real, substancial: com o Seu Corpo e o Seu Sangue, com a Sua Alma e a Sua Divindade. Nela está presente em modo sacramental, isto é, sob as Espécies Eucarísticas do pão e do vinho, Cristo completo: Deus e homem.
O cristão é chamado, desta forma, a adorar a Eucaristia, por isso a Igreja conserva com a maior diligência as Hóstias Consagradas, leva-as aos enfermos e às pessoas impossibilitadas de participar da Santa Missa, apresenta-as à solene adoração dos fiéis, leva-as em procissão e convida à visita frequente e à adoração do Santíssimo Sacramento conservado no tabernáculo. A Igreja obriga os fiéis a participar da Santa Missa aos domingos e nas festas de preceito, e recomenda a participação dela também nos outros dias. Da mesma forma, a Igreja recomenda aos fiéis que participam da Santa Missa que também recebam, com as devidas disposições, a Sagrada Comunhão, prescrevendo a obrigação de a receber ao menos na Páscoa.
Porém, para receber a Sagrada Comunhão é preciso estar plenamente incorporado à Igreja Católica e em estado de graça, isto é, sem consciência de pecado mortal. Quem tem consciência de ter cometido pecado grave deve receber o sacramento da reconciliação antes da Comunhão. São também importantes o espírito de recolhimento e de oração, a observância do jejum prescrito pela Igreja e ainda a atitude corporal (gestos, trajes), como sinal de respeito para com Cristo.
Os frutos da sagrada Comunhão são diversos; ela aumenta a nossa união com Cristo e com a Sua Igreja, conserva e renova a vida da graça recebida no batismo e no crisma, e faz-nos crescer no amor para com o próximo. Fortalecendo-nos na caridade, perdoa os pecados veniais e preserva-nos dos pecados mortais, no futuro.
Por fim, a Eucaristia nos enche das graças e bênçãos do céu, fortalece-nos para a peregrinação desta vida, faz-nos desejar a vida eterna, unindo-nos desde já a Cristo, sentado à direita do Pai, à Igreja do Céu, a Santíssima Virgem e a todos os santos. A Sagrada Eucaristia é de tal forma a vida dos cristãos que Santo Tomás de Aquino afirmou que ela possui, no fundo, o efeito da transformação do ser humano em Deus, e Santo Inácio de Antioquia ensinou que, nela [Eucaristia], partimos o mesmo pão, que é remédio de imortalidade, antídoto para não morrermos e, dessa forma, vivermos eternamente em Jesus Cristo. Portanto, o sacrifício de Jesus na cruz torna-se presente durante a consagração do pão e do vinho, ou seja, na Eucaristia, desta forma, os mistérios da Eucaristia são os mistérios do próprio Cristo. Este é um grande dom da nossa fé: crer que, na Eucaristia, Jesus se faz presente em Corpo, Sangue, Alma e Divindade.

Professor Felipe Aquino - Escritor

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Missa de Cinzas na Matriz de São João Batista

     
    O Padre Francisco Canindé dos Santos presidirá hoje a Missa de cinzas na Matriz de São João Batista às 19:30h. 

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Campanha da Fraternidade sobre saúde pública será aberta na Quarta-feira de Cinzas

CartazCF2012
O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, abre, na Quarta-feira de Cinzas, 22, às 14h, na sede da Conferência, em Brasília (DF), a Campanha da Fraternidade-2012. O tema proposto para a Campanha deste ano é “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”, tirado do livro do Eclesiástico.
O ministro da saúde, Alexandre Rocha Santos Padilha, confirmou sua presença. Além dele, participarão do ato de abertura da CF o sanitarista Nelson Rodrigues dos Santos; o Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança e membro do Conselho Nacional de Saúde, Clovis Boufleur, e o cirurgião e membro da equipe de assessoria da Pastoral da Saúde do Conselho Episcopal Latino-americano, André Luiz de Oliveira. O ato é aberto à imprensa.
A CF-2012 tem como objetivo geral “refletir sobre a realdiade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobiliza por melhoria no sistema público de saúde”.
Realizada desde 1964, a Campanha da Fraternidade mobiliza todas as comunidades catóilcas do país e procura envolver outros segmentos da sociedade no debate do tema escolhido. São produzidos vários materiais para uso das comunidades com destaque para o texto-base, produzido por uma equipe de especialistas.
A Campanha acontece durante todo o período da Quaresma que, segundo o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, “é o caminho que nos leva ao encontro do Crucificado-ressuscitado”.
Fonte: CNBB

sábado, 18 de fevereiro de 2012

O Sacramento da Confirmação - Crisma

Imagem de Destaque 
O Catecismo da Igreja Católica ensina que a Confirmação – Crisma, pertence, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, aos três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica. Nesse sacramento, tal como ocorreu no Pentecostes, o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos, então reunida. Também nele o Espírito Santo desce em cada batizado que pede à Igreja o dom d'Ele [Espírito Santo], dessa forma o sacramento encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo.
A Confirmação é o sacramento que completa o Batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo. Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Espírito de Deus, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder de Deus com palavras e atos. Essa pessoa agora é membro legítimo e responsável da Igreja Católica.
Chama-se Crisma (nas Igrejas Orientais: Crismação com o Santo Myron) por causa do rito essencial que é a unção. Chama-se Confirmação, porque confirma e reforça a graça batismal. O óleo do Crisma é composto de óleo de oliveira (azeite) perfumado com resina balsâmica. Na manhã da Quinta-feira Santa, o bispo consagra-o para ser utilizado no Batismo, na Confirmação, na Ordenação dos sacerdotes e dos bispos e na consagração dos altares e dos sinos. O óleo representa a alegria, a força e a saúde. Quem é ungido com o Crisma deve difundir o bom perfume de Cristo (cf. II Cor 2,15).

O efeito da Confirmação é a efusão especial do Espírito Santo, como no Pentecostes. Tal efusão imprime na alma um carácter indelével e traz consigo um crescimento da graça batismal: enraíza mais profundamente na filiação divina; une mais firmemente a Cristo e à sua Igreja; revigora na alma os dons do Espírito Santo; dá uma força especial para testemunhar a fé cristã.
O YOUCAT – Catecismo Jovem da Igreja Católica, afirma que: 
Ser Confirmado – Crismado significa fazer um acordo com Deus. O confirmado diz: sim, eu creio em Ti, meu Deus, dá-me o Teu Espírito para que eu te pertença totalmente, nunca me separe de Ti e te testemunhe com o corpo e com a alma, durante toda a minha vida, em obras e palavras, em bons e maus dias! E Deus diz: sim, Eu também creio em ti, Meu filho, e te darei o Meu Espírito e até a mim mesmo, pertencer-te-ei totalmente, nunca me separarei de ti, nesta e na vida eterna, estarei no teu corpo e na tua alma, nas tuas obras e nas tuas palavras mesmo que me esqueças, estarei sempre aqui, em bons e maus dias.  Pode e deve receber este sacramento qualquer cristão católico que tenha recebido o sacramento do Batismo e esteja em estado de graça, isto é, não ter cometido nenhum pecado mortal (pecado grave). Mediante um pecado grave separamos de Deus e só podemos nos reconciliar com Ele por meio do sacramento da Penitência – Confissão.
O sacramento da Confirmação normalmente é presidido pelo Bispo, por razões pastorais, ele [bispo] pode incumbir determinado sacerdote de celebrá-lo. No rito litúrgico da Santa Missa do Crisma o Bispo dá ao crismando um suave sopro para que se lembre de que está se tornando um soldado de Cristo, a fim de perseverar com bravura na fidelidade ao Senhor.
Portanto, este belíssimo sacramento Confirmação completa o Batismo,
por ele o fiel recebe o dom do Espírito Santo, faz um acordo com Deus, e assim, cheio dos dons do Espírito, é chamado a testemunhar o amor ao Senhor, se preciso for, a dar a vida uma vez que recebeu uma força especial para seguir Cristo até o fim de sua vida.


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

ASSÚ BOTE FÉ








Banda Inspiração Divina 



Ícone de Nossa Senhora

 Cruz da JMJ





A Cruz da JMJ e a Replica 

Replica da Cruz

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Dom Mariano concede entrevista a PASCOM e fala a respeito do BOTE FÉ na Diocese de Mossoró

Diocese de Santa Luzia de Mossoró

PASCOM: Por favor, fale para nós sobre o BOTE FÉ, este evento que está ocorrendo em todo o Brasil?
DOM MARIANO: Em julho e agosto do ano passado de 2011 o Papa em Madrid premiou o Brasil concedendo que a próxima jornada mundial da juventude fosse no Brasil é uma alegria que o Brasil acolheu, sobretudo os jovens do Brasil acolheram lá em Madrid  com grande entusiasmo e assim nós estamos já começando a preparar a Jornada Mundial da Juventude que será de 25 a 28 de julho de 2013, próximo ano. Uma das iniciativas é a peregrinação da cruz que peregrinou em todas as jornadas da juventude até hoje celebradas e o ícone de Nossa Senhora que estão passando em todas as dioceses do Brasil. De 14 a 17 de fevereiro estarão na nossa diocese. A primeira cidade que recebe estes símbolos será Assú, por isso convidamos todos os jovens de Assu no dia 14 fazer uma dia grande, bonito o Bote fé Assu para a preparação da Jornada Mundial da Juventude no Brasil.
PASCOM: Quais as expectativas, Dom Mariano, para o Bote fé aqui na Diocese de Mossoró?
DOM MARIANO: As expectativas são muito boas. Nós começaremos em Assu, depois na madrugada do dia seguinte, dia 15, iremos para Campo Grande, Caraúbas, Portalegre, e terminaremos em Pau dos Ferros com a grande vigília noturna que nós chamamos todas as paróquias do alto oeste. No dia 16 ela virá de Pau dos Ferros para Itaú e Apodi e chegará a noite aqui em Mossoró. Aqui também nós passaremos a noite de 16 para 17 passando pelas paróquias em momentos muito bonitos, será o bote fé Mossoró e dia 17 entregaremos ao Ceará.

PASCOM: Como o senhor vê este evento para que jovens possam ser resgatados, ou seja, aqueles que estão afastados da Igreja?
DOM MARIANO: A cruz é o nosso grande sinal, nós começamos a ser marcados pela cruz no momento do batismo toda vez que fazemos o sinal de cruz no nosso corpo, lembrando o instrumento com o qual Jesus nos salvou pela sua morte de cruz. Quando o padre abençoa traça o sinal de cruz sobre o povo. Quando nós queremos abençoar outra pessoa traçamos uma cruz na testa dele. Eu me lembro quando saí da Itália meu pai bem velhinho me acompanhou até o pé da casa e antes de eu entrar no carro e vim para o Brasil ele fez o sinal de cruz na minha testa e disse meu filho que Deus te abençoe e te acompanhe. Então a cruz é um sinal extremamente importante por isso eu acho que nesse momento da peregrinação pode ser também uma oportunidade para tantos jovens perceber o valor da cruz, da morte de Jesus para nós e quem sabe voltar até a amar Cristo Jesus.    


Evangelho do Dia

6º Domingo do Tempo Comum

Marcos 1, 40-45

Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus e, de joelhos, pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”. 
41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero: fica curado!”.
42No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado. 
43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!”
45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade; ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo. 

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O SACRAMENTO DO BATISMO

Imagem de Destaque 
O Catecismo da Igreja Católica (CIC) ensina que os sacramentos são um encontro pessoal com Cristo, este encontro é, no fundo, o sacramento original, eles são sinais sensíveis e eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, mediante os quais nos é concedida a vida divina. São sete os sacramentos: batismo, confirmação – crisma, Eucaristia, penitência – confissão, unção dos enfermos, ordem e matrimônio, todos eles estão ordenados para a Eucaristia, como para o seu fim, segundo santo Tomás de Aquino.
A partir do CIC os sacramentos são categorizados eme três formas. 1) Sacramentos da iniciação cristã (batismo, confirmação – crisma e Eucaristia); 2) Sacramentos de cura (penitência – confissão, unção dos enfermos); 3) Sacramentos a serviço da comunhão e da missão (ordem e matrimônio).
Os sacramentos de iniciação cristã lançam os alicerces da vida cristã: os fiéis, renascidos pelo batismo, são fortalecidos pela confirmação e alimentados pela Eucaristia. O primeiro dos sacramentos de iniciação cristã é o batismo, ele é o caminho do reino da morte para a vida, a porta da Igreja e o começo de uma comunhão duradoura com Deus. Nesse sacramento o homem une-se a Cristo, pois ele é uma aliança com Deus, e a condição prévia para receber os outros.
No Antigo Testamento encontram-se várias prefigurações do batismo: a água, fonte de vida e de morte; a arca de Noé, que salva por meio da água; a passagem do Mar Vermelho, que liberta Israel da escravidão do Egito; a travessia do Jordão, que introduz Israel na Terra Prometida, imagem da vida eterna. O próprio Jesus Cristo se fez batizar por João Batista, no Jordão: na cruz, do seu lado trespassado, derramou Sangue e Água, sinais do batismo e da Eucaristia, e depois da Ressurreição confia aos apóstolos esta missão: «Ide e ensinai todos os povos, batizando-os no nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo» (Mt 28, 19-20). A Igreja, desde do o dia de Pentecostes, administra o batismo a quem crê em Jesus Cristo.
Batizar significa imergir na água. O batizado é imerso na morte de Cristo e ressurge com Ele como nova criatura (II Cor 5,17). Por isso este [batismo] também é chamado banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo (cf. Tt 3,5) e iluminação, porque o batizado se torna filho da luz (cf. Ef 5, 8). Porque tendo nascido com o pecado original, ele tem necessidade de ser libertado do poder do maligno e de ser transferido para o reino da liberdade dos filhos de Deus.
Entre os efeitos do batismo se destacam o perdão do pecado original e de todos os pecados pessoais e as penas devidas ao pecado, fazendo o homem participar na vida divina trinitária mediante a graça santificante, confere as virtudes teologais – fé, esperança, caridade e os dons do Espírito Santo. Por fim, o batizado pertence para sempre a Cristo.
O rito essencial deste sacramento consiste em imergir na água o candidato ou em derramar a água sobre a sua cabeça, enquanto é invocado o Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, sendo capaz de receber o batismo toda pessoa ainda não batizada. Do batizando é exigida a profissão de fé, expressa pessoalmente no caso do adulto, ou então por parte dos pais e da Igreja no caso da criança. Também o padrinho ou madrinha e toda a comunidade eclesial têm uma parte de responsabilidade nisso. Sendo ele necessário para a salvação daqueles a quem foi anunciado o Evangelho e que têm a possibilidade de pedir este sacramento.
Aqueles que morrerem sem o batismo, o Catecismo da Igreja Católica ensina que, porque Cristo morreu para a salvação de todos, podem ser salvos, mesmo sem o batismo, aqueles que morreram por causa da fé (batismo de sangue), aqueles que estavam sendo preparados para receber tal sacramento – catecúmenos e todos os que, sob o impulso da graça, sem conhecer Cristo e a Igreja, procuram sinceramente a Deus e se esforçam por cumprir a Sua vontade (batismo de desejo). Quanto às crianças, mortas sem batismo, a Igreja na sua liturgia confia-as à misericórdia de Deus.
Portanto, dentre os sacramentos de iniciação cristã, destaca-se o batismo como o primeiro, a porta da Igreja e o começo de uma comunhão duradoura com Deus, lançando o alicerce da vida cristã, configurando o cristão a Cristo, sendo assim, no batismo, o homem para sempre pertence a Cristo.

Fonte: Catecismo da Igreja Catolica

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

LOGOMARCA OFICIAL DA JMJ RIO2013



Conceito

Com base no trecho da Palavra do Evangelho de São Mateus, percebe-se a necessidade de expressar uma referência direta à imagem de Jesus e ao sentido do discípulo. Neste episódio, Jesus se encontrou com seus discípulos em uma montanha, após sua ressurreição. Como símbolo da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor também se encontra em uma montanha e é um monumento reconhecido no mundo inteiro. O tema é uma palavra de ordem proclamada pelo próprio Senhor Jesus, e assim a Sua imagem possui destaque no centro do símbolo.
Os elementos do símbolo formam a imagem de um coração. Na fé dos povos o coração assumiu papel central, assim como o Brasil será o centro da juventude na Jornada Mundial. Também designa o homem interno por inteiro, se tornando nesta composição a referência aos discípulos que possuem Jesus em seus corações.
Os braços do Cristo Redentor ultrapassam a figura do coração, como o abraço acolhedor de Deus aos povos e jovens que estarão no Brasil. Representa nossa acolhida, como povo de coração generoso e hospitaleiro.
A parte superior (em verde) foi inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro, e a cruz contida nela reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz. As formas que finalizam a imagem do coração possuem a cor azul, representando o litoral, somada ao verde e amarelo que transmitem a brasilidade das cores da bandeira nacional.

Fonte: JMJ RIO2013

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CONVITE



Em virtude da passagem da Cruz da Jornada e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude. E que estará visitando todas as Dioceses do Brasil, divulgando, animando e evangelizando a juventude brasileira, pela realização da Jornada no Rio de Janeiro em 2013. Símbolos que nos foi presenteado pelo o maior Papa que a nossa Igreja já teve o Papa João Paulo II, em 1984, durante o Encontro Mundial de Juventude em Roma. De lá pra cá estes símbolos visitou milhares de diocese de varias partes do mundo. O nosso município será mais uma cidade a receber tão importantes símbolos da juventude católica de todo o mundo. A nossa Diocese será visitada no período de 14 a 17 de fevereiro de 2012, pela Cruz e Ícone de Nossa Senhora, e a cidade do Assú será a porta de acolhida dos símbolos da JMJ. Estamos preparando uma programação festiva dia 14 de fevereiro de 2012, onde teremos um evento organizado e protagonizado pela nossa juventude das Paróquias de São João Batista e Bem Aventurada Ir. Lindalva e São Cristovão.
Portanto convidamos você e os membros de sua pastoral, movimento ou grupo de jovens para participarem deste grande evento sócio religioso o "ASSÚ BOTE FÉ" – "IDE, FAZER DISCÍPULOS ENTRE TODAS AS NAÇÕES" (Mt 28,19), que acontecerá dia 14 de fevereiro de 2012, saindo do 10º batalhão de Assú, com animação (Trio Elétrico) da Banda Inspiração Divina e a Banda Swing Louvor.
                                                  
BOTE FÉ ASSÚ, JUNTE-SE A NÓS E PARTICIPE!




sábado, 4 de fevereiro de 2012

JOVENS SARADOS, PROJETO DO CÉU


Padre Roger Luís
Foto: Maria Andéia
Temos, diante de nós, um jovem que foi escolhido para ser um sinal claro da manifestação de Deus: Salomão. Na Palavra, você pôde escutar que Salomão era um adolescente e se sentia muito incapaz, muito imaturo para dirigir aquele povo na vontade de Deus. Mas quando o Senhor escolhe alguém, é para ser-lhe fiel e andar nos Seus caminhos. Ao longo da história, Deus escolheu muitos homens como reis, juízes e anciãos que, humanamente, eram mais 'capacitados' que Salomão, mas que foram infiéis e O desobedeceram. 
Jovem, se Deus aparecesse para você agora, o que você pediria a Ele?Riqueza, mulheres, casa na praia, paz, saúde...? É bonito ver que Salomão pede coisas grandes a Deus, pede o que precisaria para realizar a missão que o Senhor lhe havia dado: "Dá, pois, a teu servo um coração compreensivo, capaz de dirigir o Teu povo e de discernir entre o bem e o mal”. O que Salomão pede é algo que não passa. 
Um jovem sarado precisa pedir a Deus o que Salomão pediu: discernimento sobre o que é bom e o que não o é; o que eu posso fazer e viver e o que eu não posso. Devemos nos perguntar: "Será que posso ir a este lugar?", "Será que a maneira com que estou namorando vai gerar em mim santidade?", "Será que este livro, esta música, esta festa..." O que é bom e o que é mau?

Salomão era um jovem sarado e sua oração agradou ao Senhor, porque ele pediu o necessário. 
O mal e o bem estão batendo à sua porta, jovem, mas quem escolhe a quem seguir? Você. Deus já fez a Sua escolha e escolheu salvar você, derramando o Seu sangue na cruz. Mas agora é a sua decisão por Deus. Querer a salvação depende de nós, não depende mais de Deus, porque o que Ele tinha de fazer já o fez. Salomão pediu ao Senhor a graça de fazer, com sabedoria, a escolha por Ele; este deve ser o pedido de um Jovem Sarado. 
O Papa já falou que este mundo está vivendo a ditadura do relativismo, e este relativismo vai entrando onde há uma brecha, principalmente naqueles que fizeram a opção radical por Deus, mas que, ao longo dos anos, vão se esmorecendo. O Papa Paulo VI também alertou, no início do seu pontificado, que a 'fumaça do inferno' entrou na Casa de Deus [Igreja]; aos poucos nós vamos dando vazão e este mal, e temos de pedir a sabedoria para escolher o bem e rejeitar o mal.
"Jovem Sarado é jovem de atitude", diz padre Roger Luís
Foto: Maria Andréa/CN

Talvez Deus não tenha lhe dado muita coisa até agora, porque você esteja pedindo coisas fúteis. A Igreja Católica não prega a teologia da prosperidade, que é uma grande heresia dos nossos tempos. Ela prega a cruz, um Cristianismo autêntico que nos chama a viver uma santidade radical. Jovem, eu sei que você não pensa pequeno e que quer ser um grande profissional, ser promovido, ter um bom trabalho; mas você precisa querer, antes, a santidade, uma vida de renúncias àquilo que a TV prega, às músicas extremamente sensuais que vão estragando-o e fazendo com que o mal seja mais forte na sua vida. 
Eu tenho me encantado com Santa Inês, uma jovem tão bonita que muitos homens se interessavam por ela. Um homem, que era filho do prefeito da cidade, ficou tentando conquistá-la, mas Inês disse a ele: “Eu já tenho um esposo: Jesus Cristo”. O prefeito da cidade mandou a moça para um prostíbulo e lá deixaram-na nua, mas o primeiro homem que tentou tocar em Inês caiu duro (morto). Inês morreu degolada em nome da pureza. Uma jovem de 13 anos que derramou o sangue para defender a sua virgindade. Deus quer este coração de correspondência e de atitude nos jovens sarados, mas é preciso que vocês sejam radicais. 
 O Jovem Sarado tem um ideal que o faz dizer 'não' às coisas deste mundo: Jesus Cristo. Você tem que ter um ideal. Fica horas e horas na internet, na televisão, no Twitter... Será que é pedir demais que você tire uma hora para ler a Palavra? Para ler o Youcat (Catecismo Jovem) ou um livro de formação? Se você não tomar uma atitude, nada disso vai acontecer. Jovem Sarado é jovem de atitude! 
Você acha que eu tenho vontade de celebrar [a Missa] todos os dias? Não, mas eu a celebro por amor a Jesus; e este amor me faz ser um sacerdote de atitude, porque minha fé não está no sentimento, mas no amor.