Liturgia

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Dom Mariano concede entrevista a PASCOM e fala a respeito do BOTE FÉ na Diocese de Mossoró

Diocese de Santa Luzia de Mossoró

PASCOM: Por favor, fale para nós sobre o BOTE FÉ, este evento que está ocorrendo em todo o Brasil?
DOM MARIANO: Em julho e agosto do ano passado de 2011 o Papa em Madrid premiou o Brasil concedendo que a próxima jornada mundial da juventude fosse no Brasil é uma alegria que o Brasil acolheu, sobretudo os jovens do Brasil acolheram lá em Madrid  com grande entusiasmo e assim nós estamos já começando a preparar a Jornada Mundial da Juventude que será de 25 a 28 de julho de 2013, próximo ano. Uma das iniciativas é a peregrinação da cruz que peregrinou em todas as jornadas da juventude até hoje celebradas e o ícone de Nossa Senhora que estão passando em todas as dioceses do Brasil. De 14 a 17 de fevereiro estarão na nossa diocese. A primeira cidade que recebe estes símbolos será Assú, por isso convidamos todos os jovens de Assu no dia 14 fazer uma dia grande, bonito o Bote fé Assu para a preparação da Jornada Mundial da Juventude no Brasil.
PASCOM: Quais as expectativas, Dom Mariano, para o Bote fé aqui na Diocese de Mossoró?
DOM MARIANO: As expectativas são muito boas. Nós começaremos em Assu, depois na madrugada do dia seguinte, dia 15, iremos para Campo Grande, Caraúbas, Portalegre, e terminaremos em Pau dos Ferros com a grande vigília noturna que nós chamamos todas as paróquias do alto oeste. No dia 16 ela virá de Pau dos Ferros para Itaú e Apodi e chegará a noite aqui em Mossoró. Aqui também nós passaremos a noite de 16 para 17 passando pelas paróquias em momentos muito bonitos, será o bote fé Mossoró e dia 17 entregaremos ao Ceará.

PASCOM: Como o senhor vê este evento para que jovens possam ser resgatados, ou seja, aqueles que estão afastados da Igreja?
DOM MARIANO: A cruz é o nosso grande sinal, nós começamos a ser marcados pela cruz no momento do batismo toda vez que fazemos o sinal de cruz no nosso corpo, lembrando o instrumento com o qual Jesus nos salvou pela sua morte de cruz. Quando o padre abençoa traça o sinal de cruz sobre o povo. Quando nós queremos abençoar outra pessoa traçamos uma cruz na testa dele. Eu me lembro quando saí da Itália meu pai bem velhinho me acompanhou até o pé da casa e antes de eu entrar no carro e vim para o Brasil ele fez o sinal de cruz na minha testa e disse meu filho que Deus te abençoe e te acompanhe. Então a cruz é um sinal extremamente importante por isso eu acho que nesse momento da peregrinação pode ser também uma oportunidade para tantos jovens perceber o valor da cruz, da morte de Jesus para nós e quem sabe voltar até a amar Cristo Jesus.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário