Uma pesquisa feita pela Universidade de Rush, nos Estados Unidos, mostrou que a fé pode ser uma forte aliada contra a depressão. Em pacientes já com o diagnóstico da doença, a crença em Deus pode melhorar a resposta ao tratamento médico, conforme relata um artigo publicado no ‘Journal of Clinical Psychology’.
Participaram do estudo um total de 136 adultos diagnosticados com depressão grave ou depressão bipolar, atendidos tanto em ambiente hospitalar quanto ambulatorial, voltados para cuidados psiquiátricos. Os participantes que ficaram na escala de ‘Bem-Estar Religioso’ tinham 75% mais probabilidades de melhora.
Segundo o padre Salvista Eliano Gonçalves, vivemos em um tempo em que as pessoas têm anseio grande em sentir e, a falta deste sentimento provoca a depressão. “Muita gente pensa: ‘Se eu não sinto, significa que eu não devo fazer nada’. Fazer o tratamento é importante, mas a fé não pode ser determinada por sentimentos. Se não sentimos vontade de ir à Santa Missa, precisamos ir mesmo assim. É aí que entra a convicção para que exista decisão”, explica.
O sacerdote acrescenta ainda que o doente não pode esperar o impulso de suas vontades, caso contrário vai se entregar cada vez mais à enfermidade. “Temos que buscar a Deus por aquilo que Ele é, não por aquilo que sentimos. O Senhor está conosco, caminhando conosco o tempo todo.Existem coisas que vamos passar sozinhos (longe das pessoas), mas nunca longe de Deus. Podemos não sentir a presença d’Ele, mas Ele está conosco!”, declara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário