Liturgia

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Muticom divulga parcial de inscrições




Faltando aproximadamente dois meses para a realização do 8º Muticom, a organização do evento já contabiliza cerca de 500 inscritos no encontro. Alguns Grupos de Trabalho já tiveram as inscrições encerradas, como é o caso de “Assessoria de Comunicação e Promoção de Eventos”, “Pascom” e “Redes Sociais e Juventude”. O 8º Muticom vai acontecer de 27 de outubro a 01 de novembro, em Natal (RN) e pretende reunir comunicadores, professores, estudantes, pesquisadores e profissionais, para debaterem sobre o tema “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”. - See more at: http://muticom.com.br/muticom-divulga-parcial-de-inscricoes.

Fonte: muticom.com.br

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

RCC promove formação sobre música







A Renovação Carismática Católica promoveu no ultimo domingo, dia 25, uma formação sobre música para os ministérios de musica que compõe o polo da RCC. A formação ficou a cargo da equipe diocesana de musica da RCC. Estiveram presentes as cidades de Pendências, Alto do Rodrigues, Paraú, Upanema e Assú.   

I Pré Levanta-te






O primeiro Pré Levanta-te, ocorrido no último sábado dia 24/08, reuniu dezenas jovens na Igreja Matriz de São João Batista. O evento tinha como objetivo resgatar a dignidade do jovem e fazer com que ele se integre a Igreja e ainda tinha o intuito de divulgar o Levanta-te que será realizado dias 14 e 15 em Mossoró-RN. A pregação foi proferida por Netinho que é coordenador do ministério jovem da RCC em nível de diocese. 


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

PASCOM da paróquia de São João Batista é revitalizada e conta com novos agentes


No último sábado, na Secretaria da Paróquia, aconteceu uma reunião da Pastoral da Comunicação (PASCOM) com o objetivo de revitalizar a pastoral. Os novos agentes comunicadores fizeram parte da equipe de comunicação da festa de São João Batista 2013 e aceitaram o convite para se engajarem neste importante trabalho pastoral. Sejam Bem Vindos e que Deus nos abençoe!  

3ª Trimestral Diocesana de Pastoral teve como foco Cáritas


Padre Talvacy - assessor das pastorais sociais

Cáritas Diocesanas

As Cáritas Diocesanas são entidades criadas pelas dioceses, com organização própria. 
Como instituições diocesanas, podem filiar-se à Cáritas Brasileira como membros associados. No entanto, sua ligação mais forte com a Rede Cáritas deve estar na identidade comum expressa na missão, na mística, na espiritualidade e na metodologia participativa. As Cáritas Diocesanas organizam-se e planejam sua ação junto com as organizações locais, tendo como base os desafios e as potencialidades presentes na realidade local, a missão e linhas de ação nacionais/regionais, as orientações diocesanas e o contexto das políticas sociais no município, região ou Estado. 

Cáritas Paroquiais e Comunitárias

A realização da missão da Cáritas Brasileira tem como base o fortalecimento da solidariedade organizada junto às populações empobrecidas das vilas do interior e dos bairros das periferias urbanas. E isso só acontecerá com a existência de equipes animadoras da Cáritas nas comunidades e paróquias e de comunidades eclesiais de base (CEBs) que se inspiram no Evangelho de Jesus para viver o amor libertador junto ao povo. Na verdade, estas equipes da Cáritas ajudam as comunidades e paróquias a viver a dimensão social do cristianismo e são alimentadas pela vitalidade profética das comunidades.
A Cáritas Paroquial é um instrumento de pastoral social da comunidade eclesial para dinamizar, articular e animar a prática da partilha e da solidariedade dos cristãos. É um jeito de viver comunitariamente, de forma organizada, a evangélica opção pelos pobres.
A equipe paroquial do serviço da caridade pode ser formada pelos diferentes grupos comunitários que atuam na promoção humana. Os representantes desses grupos ou comunidades formam a coordenação paroquial de Cáritas.
Como organismo da Igreja, a Cáritas atua em nome da comunidade, animando-a a assumira dimensão do serviço fraterno. A Cáritas não é um grupo isolado de assistência ou obra social, mas a ação organizada da comunidade na promoção dos direitos e da libertação de todas as pessoas, coordenada por uma equipe animadora.

Fonte: Diocese de Mossoró

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Semana Nacional da Família 2013


A Semana Nacional da Família na Paróquia de São João Batista teve seu inicio domingo passado com celebração eucarística do Dia dos Pais na Igreja Matriz. Durante toda a semana as famílias dos bairros e comunidades da zona rural e urbana farão encontros com temas diferentes. Este ano o tema geral é A Transmissão e Educação da Fé Cristã na Família. O encerramento acontece domingo, dia 18, com a 4ª Romaria das Famílias ao Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis no Lima, Patu-RN.Descrição: http://img.hotempreendedor.com.br/selo-dinheiro.gif

Encerramento do 8º Muticom terá show de Elba Ramalho


A cantora Elba Ramalho se apresenta em Natal, no dia 31 de outubro, para marcar o encerramento da programação acadêmica do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). O show vai acontecer no ginásio de esportes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), local onde abrigará a maior parte das atividades do evento.
O 8º Muticom vai ser realizado no período de 27 de outubro a 01 de novembro deste ano e a programação envolve a realização de conferências, com a presença dos professores Manuel Carlos Chaparro (USP), Elson Faxina (UFPR), Muniz Sodré (UFRJ), entre outros, e conta ainda, com Grupos de Trabalho, novo formato para esta edição, destinado a apresentação de experiências no campo da comunicação.
O evento também vai contar com uma feira da comunicação, para exposição de trabalhos, serviços, bem como, lançamento de livros, ligados à comunicação e à sociedade em geral. Uma programação cultural, com resgate aos artistas locais, também será apresentada durante os dias de evento. Fechando a programação, no dia 01 de novembro, vai ser realizado um city tour por diversos pontos da cidade e região litorânea.

Para participar do evento, os interessados devem se inscrever no site: www.muticom.com.br e pagar uma taxa de R$ 130. O processo encerra no dia 10 de outubro. Outras informações, ligue: (84) 3615-2800 ou envie e-mail para: contato@muticom.com.br.

Fonte: muticom.com.br

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Kairós com Cristo em Linda Flor


Pai, um vínculo de amor

Imagem de Destaque

A importância da figura paterna na vida de uma pessoa acontece de diferentes formas em cada fase da vida. Pensando nos aspectos psicológicos, podemos enumerar diversas situações de importância. Freud, em seus estudos, escreveu: “Não posso pensar em nenhuma necessidade da infância tão forte como a necessidade da proteção de um pai". Isso nos leva a pensar em quão necessário ele se faz na vida de uma pessoa.
A forma de relacionar-se dos pais com os filhos difere-se, claro, do papel materno. A gestação é da mãe, mas a presença física, carinhosa, afetiva, representa os primeiros processos amorosos na relação pai-filho e, certamente, quando bem vivida, dá à mãe maior estabilidade emocional, sentimento de ser acolhida e apoiada nesta bonita fase de sua vida. A figura paterna presente, segundo estudos, sugere melhor desenvolvimento cognitivo e social na aprendizagem e na integração com as outras pessoas. Claro que este não é um fator decisivo, mas é importante. Em geral, o pai é a primeira pessoa que ajudará o bebê a desvincular-se do colo da mãe e estar com outras pessoas.
Muitas pessoas relatam a “falta do pai, a ausência”, a dor de não ter tido o amor do pai ou mesmo o fato deste não estar com a família. É certo que muitas famílias contam com o pai como provedor de recursos aos filhos e nem sempre fica claro para eles o quanto o pai também ama desta maneira. 
Em quais aspectos a figura paterna pode auxiliar um filho? Em uma vida emocional equilibrada, no crescimento de sua autoconfiança quando reconhecida em suas capacidades e reforçada a tomar atitudes, a viver bem os aspectos de limites, de ganhar e perder, e com isso saber lidar com frustrações, no respeito às autoridades, bem como na percepção de seu papel na sociedade. “Quanto maior é a participação e o envolvimento do pai no crescimento e na educação da criança, melhor é a qualidade da relação que se estabelece entre ambos” (Pupo, I).
Claro que os papéis de pai e mãe nem sempre são representados pelos pais biológicos por diversos motivos, mas é a partir de figuras que ocupem este lugar e sejam responsáveis por este filho que a criança ou adolescente poderá, de forma saudável, explorar o mundo, encontrar apoio e perceber-se confiante quanto a si mesmo ou mesmo com relação às pessoas que estão ao seu redor, favorecendo sua relação com o mundo.
Desejar um filho é diferente de assumir o papel de pai. Estes possuem expectativas, fantasias, preocupações que se materializam a partir do nascimento. Quantos pais que estão lendo este artigo agora não se viram ou se veem assim?
Amor é o nome do vínculo que muda a história de um homem ao assumir seu papel como pai; em meio às incertezas, aos medos, às expectativas, e também às alegrias, à união familiar e aos relacionamentos positivos, os pais favorecerão, independente da condição da família, o melhor para seus filhos que, claro, não chegam com “manual de instrução”. No entanto, a força desse amor de doação permitirá que as alegrias possam ser muito mais valorizadas que as dificuldades.
Ser pai é vocação e dom, um presente que cada um de vocês, pais, receberam. É uma missão árdua, cheia de preocupações certamente, mas, acima de tudo, de conquistas, alegrias, da vivência, do cuidado, do amor e da vida.

Parabéns, pai!

Elaine Ribeiro
psicologia01@cancaonova.com
Elaine Ribeiro, Psicóloga Clínica e Organizacional, colaboradora da Comunidade Canção Nova.
Blog: temasempsicologia.wordpress.com
Twitter: @elaineribeirosp


quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Decepção - É preciso acreditar sempre

Imagem de Destaque

Ele enxugará toda lágrima dos seus olhos. A morte não existirá mais, e não haverá mais luto, nem grito, nem dor, porque as coisas anteriores passaram” (Ap 21,4).
Enfrentamos inúmeras situações em nossa história que, com ou sem a nossa autorização, acabam nos trazendo esse terrível sentimento: a decepção. Quem nunca se desencantou com alguém em quem acreditava? Quem já não esperou por realidades que não se concretizaram? Quem já não fez a experiência de não ser correspondido quando amou? A decepção é um sentimento presente na vida humana e nós precisamos aprender a bem administrá-lo.
Em algum momento de nossa história, todos nós nos decepcionamos, todos experimentamos a infelicidade de não nos sentirmos os “prediletos”. Contudo, é preciso compreender que se esse sentimento não for trabalhado e superado, poderá nos marcar com desastrosas consequências.
A decepção é um profundo veneno e, quando faz morada no coração, tende a nos roubar o entusiasmo, a alegria e o ânimo, além de nos fazer desacreditar da vida e das pessoas em geral. Ela nos leva a pensar que nossas lutas são em vão, roubando, assim, o sentido de nossos esforços e crenças. Por isso, precisamos sempre contra-atacar esse sentimento.
Antes de tudo, é preciso destruir definitivamente alguns chavões: “homem é tudo igual, não leva nenhuma mulher a sério”, “meus namoros nunca dão certo”, “eu não paro em nenhum emprego”, “o casamento é ilusão, na prática não funciona” etc. É preciso romper com a mentalidade negativista que a decepção acaba fabricando em nós.
Não é porque uma mulher viveu uma experiência dolorosa com um determinado homem, que todos eles “não prestam”. Hś, sim, homens bons. Não é porque o casamento de algum conhecido (até mesmo o seu) não deu certo, que o casar-se tornou-se uma utopia irreal. Não é porque você se decepcionou uma vez, que irá se decepcionar sempre. Nem todas as pessoas são ruins e falsas.
Não temos o direito de desistir de amar pelo fato de termos vivido experiências difíceis. É preciso não se tornar escravo(a) da decepção, acreditar na vida, na família, nas pessoas, em Deus! É preciso tentar de novo, recomeçar.
Amanhã tudo poderá ser melhor, pois, a cada dia que se inicia, Deus nos dá a oportunidade de reescrever nossa história e, com Ele, poderemos dar cor e vida ao que antes era dor e ausência.

Deus é fiel e, diante das desventuras, Ele estará sempre pronto a abrir novos caminhos para que possamos recomeçar. É preciso acreditar e não parar na decepção. É preciso acreditar e não deixar a doçura presente nos dias se amargar. É preciso acreditar sempre!

Padre Adriano Zandoná
Adriano Zandoná é padre e missionário da Comunidade Canção Nova. Formado em Filosofia e Teologia, é articulista e apresenta o programa “Em sintonia com meu Deus” de segunda a sábado – 6h15min – pela TV Canção Nova.
http://twitter.com/peadrianozcn
http://blog.cancaonova.com/padreadrianozandona

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Encontro de Espiritualidade da PASCOM


Objetivo:  Fortalecer a espiritualidade do comunicador.
Tema Central: Fé e Ação: Comunicar Mais e Melhor

Data: 24 de agosto de 2013
Local: Colégio Diocesano de Santa Luzia de Mossoró
Horário: 08h às 12h
Assessoria: Padre João Batista ( Assessor espiritual da Diocese de Mossoró)

Programação:

8h às 09h – Celebração Eucarística.

9h às 09h20 – Café da Manhã.

9h20 às 09h30 – Apresentação dos Participantes e Assessor.

9h30 às 12h30 – Apresentação da Temática.

12h30 às 13h – Comunicações.

13h – Agradecimentos e Encerramento.


Mais informações
Coordenação Diocesana da PASCOM
Marcos e Rejane
(84) 9978-2097 / 3061-0529

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Encerramento da Festa de São Cristóvão e posse do novo administrador paroquial








No ultimo sábado foi realizado o encerramento da festa de São Cristóvão 2013 e a posse do novo administrador da Paróquia da Bem Aventurada Irmã Lindalva e São Cristóvão. O novo administrador paroquial, Pe. Francisco Belarmino Gomes, esteve a frente da paróquia de Nossa Senhora do perpetuo Socorro, bairro Carlito Pamplona, Fortaleza-CE, por mais de 4 anos. Pe. Francisco pertence a congregação dos padres do Sagrado Coração de Jesus e a qual se fez presente na pessoa do provincial, Pe. Carlos, da mencionada congregação. Outros sacerdotes também estiveram presentes na cerimonia de posse, como  Pe. Canindé , Pe. Francinaldo (Upanema), Pe. Antônio (Carnaubais), Pe. Crisanto (Reitor do Seminário Santa Terezinha) Pe. Flávio Augusto e demais sacerdotes da congregação do Sagrado Coração de Jesus. Desejamos boas vindas ao Pe. Francisco Belarmino e muita perseverança nessa nova fase.

sábado, 3 de agosto de 2013

Reunião do CPP discute Pastoral Vocacional e mês da Bíblia





Terminou agora pouco, na Secretaria da Paróquia, a reunião mensal do CPP (Conselho de Pastoral Paroquial) onde foi discutido vários assuntos entre eles estavam a Pastoral Vocacional já implantada aqui na Paróquia. A referida pastoral estará realizando um encontrão dia 31/08/2013 no Educandário Nossa Senhora das Vitorias. Em relação ao mês da Bíblia a paróquia estará realizando um estudo do evangelho de São Lucas no dia 14/08/2013 durante o zonal do vale na Capela de São Tarcísio.