Liturgia

quinta-feira, 28 de julho de 2011

FORMAÇÃO: SÓ CRISTO PODE FUNDAR UMA IGREJA

É ilógico dizer que todas as religiões são equivalentes entre si

 
 Temos de respeitar a crença de cada pessoa; a liberdade religiosa é algo fundamental, mas não é verdade que todas as religiões e Igrejas são igualmente válidas. As muitas religiões ou seitas foram fundadas por simples mortais, e não por Deus, por isso não se pode dizer que todas as religiões são boas, e que basta ser religioso e seguir qualquer uma delas. Se isso fosse verdade, Jesus não precisaria ter vindo a este mundo, fundar a Sua Igreja e morrer numa cruz. Bastava deixar os homens continuar no paganismo ou se salvarem nas outras religiões. Assim não seria necessário todo o esforço de evangelização em todo o mundo, com milhares de mártires, missionários, etc..
É ilógico dizer que todas as religiões são equivalentes entre si, pois elas propõem Credos diferentes, que se excluem mutuamente. Algumas religiões professam o politeísmo (muitos deuses), outras o panteísmo (tudo é Deus), ou o monoteísmo (há um só Deus).  Veja, na questão mais essencial da religião, isto é, a concepção de Deus, já há uma enorme diversidade, que se excluem mutuamente; como, então, querer que todas as religiões sejam equivalentes e igualmente boas? É ilógico e irracional. Então há que se descobrir a Verdade. Se a verdade plena está numa doutrina, esta é a verdadeira e as outras são falsas.
Ora a verdade é uma só, logo, objetivamente falan­do, há Credos verídicos e credos errôneos. Cada reli­gião tem a sua doutrina, seu culto e sua moral própria; e é aqui que estão as divergências: uns creem na reencarnação, outros não a acei­tam; alguns aceitam o divórcio, o aborto, o homossexualismo, a guerra santa, a poligamia... e há quem não os admita.

Com quem está Verdade? A verdade não pode estar com todos. Logo, não podem ser boas todas as religiões.

O Concílio Vaticano afirmou:
“Professa o Sacro Sínodo que o próprio Deus manifestou ao gêne­ro humano o caminho pelo qual os homens, servindo a Ele, pudessem salvar-se e tornar-se felizes em Cristo. Cremos que essa única verdadei­ra Religião subsiste na Igreja católica e apostólica, a quem o Senhor Jesus confiou a tarefa de difundi-la aos homens todos, quando disse aos Apóstolos: “Ide pois e ensinai os povos todos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-lhes a guardar tudo quanto vos mandei” (Mt 28, 19-20). Por sua vez, estão os homens todos obriga­dos a procurar a verdade, sobretudo aquela que diz respeito a Deus e a Sua Igreja e, depois de conhecê-la, a abraçá-la e praticá-la”. (Declaração Dignitatis Humanae, n.1).
“Esta é a única Igreja de Cristo, que no Símbolo professamos una, santa, católica e apostólica (12), e que o nosso Salvador, depois da sua Ressurreição, confiou a Pedro para que ele a apascentasse (cf. Jo 21, 17), encarregando-o, assim como aos demais Apóstolos, de a difundirem e de a governarem (cf. Mt 28, 18s), levantando-a para sempre como “coluna e esteio da verdade” (1 Tm 3, 15). Esta Igreja, como sociedade constituída e organizada neste mundo, subsiste na Igreja Católica, governada pelo sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele, ainda que fora do seu corpo se encontrem realmente vários elementos de santificação e de verdade, elementos que, na sua qualidade de dons próprios da Igreja de Cristo, conduzem para a unidade católica”. (Lumen Gentium, nº 8).


Foto Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com
Prof. Felipe Aquino, casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de aprofundamentos no país e no exterior, escreveu mais de 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Trocando Idéias". Saiba mais em Blog do Professor Felipe Site do autor: www.cleofas.com.br

sexta-feira, 15 de julho de 2011

CEBs realiza mais uma romaria ao Santuário do Lima


Neste domingo 17 de julho, as CEBs realizam sua IV Romaria no Santuário do Lima, em Patu-RN. Esse ano o tema será "CEBs: caminhando em defesa da vida sustentável do planeta". Todos os participantes serão convidados sob a luz da Campanha da Fraternidade 2011 a refletir sobre beleza, riqueza, diversidade, politicas, ameaças, destruições e o papel de cada um na busca por um planeta sustentável, saudável e feliz.

Programação

6 h - Acolhida
6:30h - Abertura - Dom Mariano Manzana
7h - Partilha Fraterna
8h - Confissões/ aconselhamentos/ escuta
9h - Missa

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Mensagem do Dia

Que você se torne uma nova criatura!

Acredite! Deus quer invadi-lo com o Espírito Santo. Assim como as águas de uma represa que, ao serem liberadas, limpam toda sujeira que encontram pela frente, o Senhor quer limpá-lo por dentro. Que Deus lhe conceda isso, a graça de realmente ser limpo, de ser desobstruído pelo derramamento do Espírito Santo.

Que nada segure a graça. Que o Espírito Santo penetre em todo o seu ser, em todos os meandros do seu interior, lavando, purificando, curando, libertando, levando para dentro de você essa presença que santifica, que transforma tudo. Que você se torne uma nova criatura!

Se não estivermos repletos do Espírito Santo nos momentos difíceis acabaremos negando a Jesus, apesar de hoje sequer pensarmos nessa possibilidade. Não podemos ter apenas boa vontade! A provisão de Deus para nós é o Espírito Santo! Assim, peço a Deus que o encha do Espírito Santo! Que tampe todas as brechas, para que você se conserve até a vinda do Senhor.

Deus te abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

quarta-feira, 13 de julho de 2011

MENSAGEM DO DIA

O VALOR QUE TEMOS PARA DEUS

  
Certa vez, um apresentador de TV,
tirou do bolso uma nota de R$100,00 e perguntou:
Quem quer dinheiro? E todos no auditório diziam:
Eu quero, eu quero...
Então, ele amassou a nota, e novamente perguntou:
Quem quer dinheiro? E todos diziam: eu quero! Eu quero!!!
Então ele jogou a nota no chão e pisou em cima, mais uma vez perguntando:
Quem quer dinheiro? E todos respondiam: Eu quero!
Não satisfeito, jogou a nota no chão e cuspiu sobre ela e perguntou:
E agora, alguém quer essa nota? E todos diziam: Eu quero!
Sabe por que todos queriam aquela nota?
Porque ela não perdeu o valor!
Não importa que tenha sido amassada, pisada, cuspida.
ela continuou valendo R$100,00.
Assim somos nós para os olhos de DEUS
Mesmo quando nos sentimos pisados, humilhados, cuspidos. Mesmo quando o inimigo trama contra a nossa vida! Mesmo quando o inimigo te arma ciladas e te deixa no chão.
PARA DEUS CONTINUAMOS TENDO O MESMO VALOR.

terça-feira, 12 de julho de 2011

INFORMATIVOS DA PARÓQUIA


 A Pastoral Familiar das Paróquias de São João Batista e da Bem-Aventurada Lindalva e São Cristovão convida os representantes das pastorais e movimentos das citadas paróquias para participarem de uma reunião com o objetivo de planejar a Semana da Familia que se realizará no proximo mês de agosto.
A reunião será sábado, dia 16/07/2011, às 08:00h da manhã no Centro Pastoral da Paróquia de São João Batista.





A Renovação Carismática Católica da Paróquia de São João Batista de Assu estará promovendo, neste final de semana, um encontro com o tema: "Eis que faço novas todas as coisas" (Apocalipse 21,5). 
O encontro será aberto ao público e terá como pregador Mazinho que é o Coordenador Diocesano da RCC. Veja a programação:

Sábado dia 16/07/2011  - Abertura do Encontro das 14:00 às 17:00h
                                         Retorno: 19:00 às 21:00h
Domingo dia 17/07/2011 - 08:00 às 12:00h

ARTISTAS CATÓLICOS PARTICIPAM DO MUTICOM 2011

 

sábado, 9 de julho de 2011

MENSAGEM DO DIA


A BORBOLETA E A FLOR

Certa vez, um homem pediu a Deus uma flor e uma Borboleta.
Mas Deus lhe deu um Cacto e  uma Lagarta.
O homem ficou triste pois não entendeu o porque do seu pedido vir errado.
Daí pensou: "Também, com tanta gente para atender..."
E resolveu não questionar.
Passado algum tempo, o homem foi verificar o pedido que deixara esquecido.
Para sua surpresa, do espinhoso e feio Cacto, havia nascido a mais bela das flores.
E a Lagarta  transformara-se em uma Belíssima Borboleta.
Deus sempre age certo. O seu Caminho é sempre o melhor,
mesmo que aos nossos olhos pareça estar dando tudo errado.
Se você pediu uma coisa e recebeu outra, confie.
Nem sempre o que você deseja é o que você precisa.
Como ele nunca erra na entrega dos seus pedidos, siga em frente, sem murmurar ou duvidar.
O espinho de hoje será a flor de amanhã!

MENSAGEM DO DIA


A BORBOLETA E A FLOR
 

Certa vez, um homem pediu a Deus uma flor e uma Borboleta.
Mas Deus lhe deu um Cacto e  uma Lagarta.
O homem ficou triste pois não entendeu o porque do seu pedido vir errado.
Daí pensou: "Também, com tanta gente para atender..."
E resolveu não questionar.
Passado algum tempo, o homem foi verificar o pedido que deixara esquecido.
Para sua surpresa, do espinhoso e feio Cacto, havia nascido a mais bela das flores.
E a Lagarta  transformara-se em uma Belíssima Borboleta.
Deus sempre age certo. O seu Caminho é sempre o melhor,
mesmo que aos nossos olhos pareça estar dando tudo errado.
Se você pediu uma coisa e recebeu outra, confie.
Nem sempre o que você deseja é o que você precisa.
Como ele nunca erra na entrega dos seus pedidos, siga em frente, sem murmurar ou duvidar.
O espinho de hoje será a flor de amanhã!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

MENSAGEM DO DIA

Seu próximo está precisando de ajuda?

mensagem_241110 Precisamos ser sensíveis ao nosso próximo mais próximo. Muitas vezes, as pessoas com as quais convivemos estão sofrendo, tristes e desanimadas e não somos capazes de perceber isso, porque só pensamos em nós mesmos, em nossos problemas.
Sempre que olharmos para uma pessoa, o façamos pensando que ela precisa ser amada, que ela pode estar sofrendo muito e necessitando de ajuda. Isso vai nos ajudar a sair de nós mesmos e a nos assemelharmos a Jesus, que veio para servir e fazer o bem e nos convida a fazer o mesmo. Ninguém surge em nossa vida à toa. Deus sempre tem um propósito quando põe alguém ao nosso lado.
Peçamos ao Senhor a graça de sermos sensíveis às pessoas que Ele colocar hoje em nossa vida. Para isso precisamos do batismo no Espírito Santo de Deus, transformando tudo em oração, para que Ele nos direcione e, assim, tenhamos discernimento diante das situações que surgirão ao longo do dia.
“Sou teu servo; dá-me discernimento, e conhecerei as tuas exigências” (Salmo 118,125).
Peçamos, hoje, a Jesus a graça de agir segundo a sabedoria de Seu Espírito Santo para que sejamos verdadeiros cristãos, comprometidos com o amor e com a verdade.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

REFLEXÃO BÍBLICA: A BELEZA DO CORPO HUMANO


O corpo humano, segundo a teologia bíblica, é maravilhoso! Existem hoje várias referências que tratam sobre a abordagem antropológica da bíblia.
 A “carne”, parte visível da pessoa, relaciona-se à fragilidade humana.  A “carne” expressa também o sentido de envelhecimento e dependência; porém, nessa fraqueza transitória, Deus deposita sua ruah (sopro de vida) dando ao homem a sua existência (Ezequiel 37,5). Essa fragilidade humana também fica explícita na “garganta”. A cada respiro, a “garganta” lembra que o “ar da vida” é ministrado, ou seja, não nascew da própria força (Salmos 130,2).
Os “olhos” manifestam as intenções e as comunicam. “olhar” é reconhecer. O processo de libertação bíblica se inicia quando Deus “olha” (Êxodo 3,7)
O escutar do “ouvido” significa “compreender”. Quando o profeta Isaias diz que a cada manhã escuta como discípulo (Isaías 50,4-5), quer dizer que interioriza a mensagem recebida, para, depois, a partir dela, agir como profeta. A sabedoria “entra pelos ouvidos”.
O “nariz” que nos proporciona o olfato pode representar a exaltação ou paciência segundo a sua dilatação (Gênesis 2,7; Reis 19,28). A “boca” é a ponte da comunicação (Provérbios 10,11).  Com a boca se transmite as boas palavras, que manifestam o que está no interior, oculto.
Quando o profeta Oseías diz “a atrairei, a conduzirei ao deserto e lhe falarei ao coração (2,16), quer dizer que ali falará à sua razão. O “coração” é a sededo intelecto humano. Quem escuta de coração não se esquece porque compreende o comunicado. Diferente de nossa cultura, os órgãos, no mundo bíblici, que representam sentimentos são as víceras: O “rim” simboliza a intenção (Jeremias 11,20), o “fígado”, produtor da bílis (lamentações 2,11), significa intensidade de sentimentos, e o “útero” representa a misericórdia divina, o órgão feminino que gera vida (Salmos 21,10.11).
Toda essa teologia se contrapõe à mídia, que exclui socialmente algumas pessoas, por não possuírem feições ou corpos dentro dos padrões estéticos. O corpo bonito não é aquele que possui curvas extraordinárias. Segundo a nossa fé, somos formosos por sermos parte de cristo, cabeça de nosso corpo “corpo-Igreja”.  A “cabeça” sintetiza toda nossa vitalidade. Somos membros ativos de um só corpo que nos integra harmoniosamente mediante o Espírito. Assim, se você toma consciência da cabeça que lhe suporta, se ama com o fígado, se entende com o coração, com certeza, saberá transmitir a beleza perfeita.
Fonte: Revista Ave Maria

CELEBRAÇÃO EUCARISTICA PELOS 74 ANOS DE VIDA DO PADRE FRANCISCO CANINDÉ DOS SANTOS





Aconteceu ontem às 17:30h a Celebração Eucaristica pelos 74 anos de vida do Padre Francisco Canindé dos Santos na Igreja Matriz de São João Batista.