Liturgia

domingo, 22 de maio de 2011

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM DOM MARIANO

A Pascom traz até você caro leitor uma entrevista exclusiva com o Bispo diocesano Dom Mariano Manzana logo após sua chegada da 49º Assembleia dos Bispos do Brasil em São Paulo. Ele fala, também, de outros assuntos como as visitas pastoraise, a beatificação de João paulo II:


Pascom: O que foi discutido na 49° Assembléia dos Bispos da CNBB?
Dom Mariano: Desde o dia 04/05 pela manhã com a missa as 07:30 começou a 49º assembléia geral dos Bispos do Brasil da CNBB. Foi uma assembléia que tinha dois temas centrais, o primeiro era a aprovação das diretrizes para o próximo quadriênio, a partir de 2012 a 2015. E teve também outro documento que foi aprovado que é as diretrizes para o diaconato permanente que diz aos que querem ser diáconos é o primeiro grau do sacramento da ordem Diaconato, depois presbiterado e episcopado. Foram aprovadas as normas para o diaconato permanente. Por isso esses dois documentos foram aprovados e depois uma outra coisa muito importante foram as eleições que a cada 4 anos muda o presidente, vice-presidente e secretário da CNBB. E Todas as comissões, eram 10 comissões e foram criadas outras duas. A comissão do laicato compreendia todos os leigos inclusive os jovens que fizeram destaque para fazer uma comissão só para a pastoral da juventude que seria mais o setor de juventude como é na CNBB, e também nas dioceses que está se criando o setor de juventude por que são muitos não é uma só pastoral de juventude, mas são muitas pessoas inclusive colégios, religiosos, comunidades novas, movimentos, a renovação carismática, paróquias com sacramentos, paróquias com pastoral da juventude ai a CNBB há vários anos já criou um setor de juventude que deveria coordenar e dar uma orientação para todos aqueles que trabalham pela juventude que com esse destaque a juventude vai ter mais cuidado, vai ter mais possibilidade de realmente o setor de juventude deslanchar, não somente a nível nacional, como regional nordeste II, mas também a nível de diocese e paróquia. E outra comissão que era a comissão da cultura da comunicação que era uma única foi dividida, e um lado foi feita comissão da comunicação e também outra comissão de cultura.
Pascom: Como o senhor vê a beatificação de João Paulo II?
Dom Mariano: Como uma coisa muito bonita, acho que foi um clamor. Me lembro que no dia do enterro em abril de 2005 muitas faixas já diziam: santo já,  mas acretido que a beatificação seja de João Paulo II, como de Irmã Dulce esse mês em Salvador dia 22 e de Irmã Lindalva diz como a santidade é  um chamado para todo cristão. Não é só uma coisa do passado, uma coisa antiga, estamos acostumados a ver os santos os que estavam pertos de Jesus. Os primeiros que foram martirizados, como São Sebastião, São João Batista, Santo Estevão, realmente para o povo muitas vezes pensam que a santidade faz parte daqueles santos do passado. Esses santos novos esses que cada um de nós vimos, concretamente Lindalva aqui nesta terra de Assu. Papa João Paulo II todo mundo via na televisão assistiram até a morte dele, o fato é que indica como o chamado à santidade é para cada um de nós.
Pascom: Como está sendo as visitas pastorais em relação a organização, participação e dentre outros aspectos?
Dom Mariano: Bom, nós começamos como um grande projeto que realmente a diocese desenvolveu nesses últimos anos com as santas missões populares ainda com dois anos de preparação 2005, 2006 e 2007 foi a realização do congresso eucarístico diocesano, das semanas missionárias nas paróquias e como avaliação em 2008 e 2009 se pensou em um movimento e uma visita pastoral. Quem ama vai a São Paulo visitar o filho, o filho que volta para visitar a família. Se visita por cortesia, se visita por amizade até para obter um favor quando vai ao prefeito pedir que ajeite a estrada do sítio que está impraticável. A visita é algo quando se quer bem, quando se tem interesse em uma particular amizade. A visita adquire o seu sentido com aquele outro objetivo: visita pastoral, visita do pastor que o primeiro se chamou de pastor alias de bom pastor foi Jesus quando ele disse: “Eu sou o bom pastor” e caracterizou aquele bom pastor com três motivações: primeiro o bom pastor conhece as suas ovelhas que é tão bonito aquele episodio em João 10 “eu sou bom pastor e conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a voz do pastor” olhe como é interessante o evangelho de João: “Não vá atrás dos estranhos, mas segue ao próprio pastor”. E o dia da visita pastoral é que o pastor conheça suas ovelhas. E nesse primeiro inicio realmente tivemos oportunidade de andar em todas as capelas, em todas as comunidades. O bispo visita as comunidades não só para celebrar, mas pra saber como o povo vive como vive a sua fé, como vai a pastoral da juventude, da criança, da pessoa idosa, da catequese. Por isso é nessa linha de uma grande visita que durará quatro anos. Por que nós visitamos uma paróquia por mês, são 32 paróquias na diocese por isso dá quatro anos, deixando alguns meses como janeiro, fevereiro que são as férias, também abril que é o período da quaresma e dezembro que geralmente coincide com a festa de Santa Luzia de Mossoró e também a preparação do natal. Então são oito paróquias por ano que iremos visitar com esse objetivo de o povo conhecer o pastor, conhecer também a diocese, conhecer as várias pastorais, não vai o bispo só vai todos aqueles que formam as pastorais, todos que formam a cúria, o vigário geral e realmente o povo.
Pascom: Qual a importância do sacramento da crisma para a vida pessoal e comunitária do cristão?
Dom Mariano: A crisma diria que faz parte com dos outros dois sacramentos: batismo, a crisma e a Eucaristia que são os chamados sacramentos da iniciação cristã. Que inicia, introduz, ajuda faz com que uma pessoa se torne cristão adulto na fé. Por isso é claro quanto mais cedo é dado o batismo, mais tarde é dada a crisma. Hoje a crisma é na faixa dos 15 anos. Em certo sentido é chamado o sacramento da crisma dependendo do óleo que se usa que é o óleo do crisma que é usado para conferir uma missão quando se consagra o padre, quando se consagra o bispo. E também é chamado o sacramento da confirmação no sentido que ela tem uma relação muito importante com o batismo e a escolha feita pelos pais no momento do batismo é agora confirmada pela pessoa mesma antes de receber o sacramento sigilo do espírito santo a pessoa professa a fé que os pais professaram agora é a pessoa que professa. Ela em certo sentido dá o aval a toda essa caminhada para se tornar cristão. Os sacramentos são um pouco do modo de como que Deus comunica a graça, a força do seu espírito, sua sabedoria. Nós temos três sacramentos da iniciação cristã que servem para a introdução, depois temos dois sacramentos que servem para a saúde, o sacramento dos enfermos para aquele que está doente e o sacramento da confissão para quem está doente espiritualmente para receber o perdão e dois sacramentos como serviço, o serviço à vida no matrimônio, deve ser sempre orientado a vida e o serviço ao povo de Deus que é o sacramento da ordem.
Pascom: Ainda estamos vivenciando o período pascal, que mensagem o senhor deixa aos paroquianos de São João Batista?
Dom Mariano: Que vivam a páscoa. A páscoa é passagem, foi a passagem na páscoa antiga dos hebreus da escravidão no Egito para a terra prometida, foi a passagem do mar vermelho enxuto, mas como experimentando o poder, a graça, a proteção a misericórdia de Deus que protegeu seu povo contra o faraó . É a passagem de Jesus da morte para a vida, da sexta feira santa para a madrugada da ressurreição. A páscoa é também para nós passagem de um homem velho sujeito aos pecados ao homem novo feito com a força da graça, com a ação do espírito santo. Que realmente esse homem novo, viva a plenitude da graça. Por isso, uma feliz páscoa nessa caminhada sempre ao horizonte, em busca da santidade.








Nenhum comentário:

Postar um comentário