Caro leitor do Comunicar e Evangelizar apartir de hoje nosso Blog estará com postagens de caráter formativo para ajudar principalmente aos que participam de pastorais e movimentos de suas paroquias. Esperamos contar com suas sugestões para que possamos melhorar cada vez mais, por isso não deixe de comentar as postagens.
Alguns hábitos são muito importantes para exercer uma pastoral eficaz. Esse é um dos temas do Curso de Dinâmica para Líderes (CDL), oferecido pela Escola Técnica Redentorista (Campina Grande, Paraíba). Vejamos que hábitos são esses:
A liderança cristã é simples. Para ser um líder cristão, basta seguir os principios da Bíblia. Eles estão todos lá. É claro que isso não é tarefa fácil, mas tudo o que é necessário está lá e nos proporciona a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus Cristo.
Atitudes que influenciam. Um aspecto importante a ser considerado é a influência exercida pelo líder, seja ela positiva ou negativa. São Francisco de Assis sempre foi um líder. Antes, pela sua popularidade entre os jovens de Assis e, depois, pelas suas qualidades morais: exemplo de vida e amor aos ensinamentos de Jesus Cristo. Alguns jovens, que eram seus amigos de festas e música, passaram a admirá-lo e a seguir seus passos para a santidade. Tido como louco por alguns, conseiderado anarquista por outros, o jovem santo continuou firme em sua missão de resgatar almas para a verdadeira religião, acessível dentro de cada coração. Por isso, o líder tem de ser positivo, conciliador, capaz de motivar aqueles que estão afastados ou desanimados.
A exemplo de Jesus. Jesus Cristo é exemplo de liderança cristã. Guiou, ensinou e formou seus discípulos, conduzindo-os a pregar o reino de Deus. Assim como jesus, o bom líder conduz seus liderados, corrigindo nos momentos certos, compreendendo nos momentos de fragilidade e incentivando os intantes de paz e de alegria.
Colher frutos. O líder deve sempre se basear no amor, serviço e sacrifício, vontade, paciência, humildade, respeito e honestidade. Criando um ambiente saudável, capaz de envolver os irmãos a trabalharem juntos e com entusisamo, o líder colherá bons resultados.
Luciana de Castro Sicilliani
Advogada e participante da Pastoral da Juventude
Nenhum comentário:
Postar um comentário